RSS

terça-feira, 22 de junho de 2010

Pensamento obeso

Já não é a primeira vez que percebo preconceitos entre as pessoas. E nas mais variadas formas. Cor de pele, religião, opção sexual, esses são os mais clássicos, mas há outras formas subliminares de criar um conceito prévio, o tal pré-conceito, julgando outro ser humano por outros elementos.

Um desses elementos, que hoje quero abordar, é a obesidade. Não é incomum pensar que a pessoa obesa não é capaz de fazer coisa alguma, por que não consegue controlar a si própria.

Um injustiça, sob meu ponto de vista.

Independente do peso que você está, o que lhe comanda é o pensamento obeso. Podes estar magro, mas a obesidade te ronda através da mente. Aquele que tem pensamento obeso, pode a qualquer momento se deixar levar por esta condição, pois não consegue contentar-se com uma bolachinha, só uma pipoquinha, um naco de chocolate... quantidades pequenas de comida são inaceitáveis.

Diferente do vício da bebida, das drogas, do trabalho, do sexo, das compras, do jogo, o descontrole pela comida é algo mais ingrato, pois ninguém consegue viver sem comer. É algo fisiológico, necessário à própria subsistência.

A primeira medida para tratar um viciado é afastá-lo dos elementos de descontrole. Com a comida, é um pouco diferente. O obeso deve aprender a conviver com seu elemento viciante, sem deixá-lo por completo, e nisso o ciclo vicioso torna-se cruel, pois o pensamento obeso te envolve, pelo menos, três vezes ao dia, nas refeições principais.

É claro que toda forma de preconceito é injusta. Nos obesos, todavia, é ainda mais cruel. Embora eu não seja propriamente uma obesa, no sentido científico e estético da palavra, minha luta é constante contra o descontrole alimentar, desde que me entendo por gente, e hoje já sou bem mais amadurecida e consciente de tudo que isto envolve. Mesmo estando mais magra, não se pode permitir se deixar levar pelos pensamentos obesos. Eles perduram por tempo suficiente para te deixar quilos a mais.

Assim, o ''vigiai' deve também compreender a sedução do pensamento obeso...

E você leitor, quais são os seus descontroles?




0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...