RSS

Casa, Comida e Roupa Suja



Almoço Básico


Continuando a vibe saudável e nutritiva, segue as fotos de meu almoço hoje:


Salada de cenoura em rodelas, ricota amassada, tomate, alface e mangas fatiadas.


Frango temperado assado.




Salada Nutritiva


Adorei esta salada que fiz hoje. Usei soja cozida, piquei tomate, cebola, pimentão verde, amassei ricota, temperei com sal, azeite de oliva, salsinha e cebolinha. Ah sim, cenoura ralada e uma lata de atum também. Misturei tudo e deu nisso aí.


Só um prato foi suficiente para eu me sentir satisfeita, bem alimentada e pronta pra dormir!



Suco inusitado


Pesquisando pela net algumas receitinhas, acabei me deparando com esse suco de berinjela com laranja. Torci o nariz inicialmente, achando que ia ficar horrível. Mas como gosto de laranja e muito mais de berinjela, topei testar.

Acrescentei só gelo e adoçante stevia (bem pouquinho). Ficou assim, ó:




O sabor, eu garanto, ficou ótimo!!!




Mais receitinhas


Fiz hoje, bem simples e gostoso:


Cozinhei uma couve-flor inteira. Depois piquei toda, refoguei com sal, cebola e alho. Joguei três ovos batidos e misturei tudo. Finalizei com salsinha e tomate cereja.



Este é mais simples ainda: bife enroladinho, assado com sal e alho. Vinte minutos de forno e pronto. Finalizei com salsinha, alface e tomate cereja. Aquela gordureba da picanha foi direto pro lixo.

Li, Gostei e Repasso

No site Boa Forma, uma matéria interesssante sobre os 25 alimentos que mais geram sensação maior de saciedade.

Repasso.

Abacaxi

“Comer uma fatia de abacaxi no café da manhã me deixa sem fome até o almoço”, diz Carmem Lima, 32 anos, de São Paulo. Por que funciona: rico em fibras, o abacaxi mantém o estômago ocupado na digestão por mais tempo, o que segura a fome. Também tem várias vitaminas e minerais importantes para o equilíbrio geral do organismo. E um corpo saudável corre menos risco de cair na armadilha da gula.

Aveia

“Mingau de aveia faz a gente quase esquecer a comida no resto do dia”, conta Rosana Meirelles, 49 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: as fibras da aveia se expandem no estômago. Depois, são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade. Se preferir, polvilhe o cereal nas frutas ou no iogurte.

Pão integral

“Ele estica muito mais a sensação de saciedade que o pão branco”, garante Maria Toniolo, 35 anos, de São Paulo. Por que funciona: além de deixar você satisfeita com menos comida – por causa das fibras dos grãos –, pães e massas integrais têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que a fome volte logo.

Ovo

“Comer ovo de manhã é batata: a fome fica menor nas outras refeições!”, diz Eliane Duarte, 36 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: o ovo é fonte de proteína – nutriente que tem uma estrutura molecular complexa, exigindo uma digestão lenta. Por isso, deixa você sem fome por um bom tempo.

Queijo branco

“No meu café não falta queijo branco. Senão chego esfomeada ao almoço”, diz Elisabeth Duarte, 48 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: como o ovo, o queijo tem proteína e, por isso, sacia bem a fome.

Arroz integral

“Quando estou com muita fome, troco o arroz branco pelo integral. Preenche o estômago mais rápido”, conta Amanda Rodrigues, 25 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: esse tipo de arroz, que vem com a casquinha, leva mais tempo para ser digerido do que o branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.

Farelo de trigo

“Misturo farelo de trigo na massa ou no arroz. Funciona bem contra os exageros”, diz Graziela Belles, 25 anos, do Rio Grande do Sul. Por que funciona: ótima ideia! Juntar o farelo de trigo a outros alimentos aumenta o volume – dá impressão de ter uma porção mais generosa no prato. Além disso, o farelo reduz o índice glicêmico da massa e do arroz, e IG baixo é garantia de apetite tranquilo.

Abóbora

“A abóbora é minha aliada contra a balança! Me ajudou a perder 8 quilos”, diz Daniela Amaral, 25 anos, do Rio Grande do Sul. Por que funciona: tem fibra de monte e poucas calorias (tem só 33 calorias por 100 gramas), por isso, você pode comer bastante sem medo de engordar. Não é à toa que faz sucesso na turma do regime. Pode ser assada ou cozida, doce ou salgada.

Cenoura

“Além de folhas verdes, como bastante cenoura na salada. Mastigar esse legume diminui minha gula”, diz Adriana Afonso, 27 anos, de Brasília. Por que funciona: a textura firme da cenoura exige mesmo que você mastigue, mastigue, mastigue... Com isso, o cérebro entende que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida. Além disso, comendo devagar, você consome menos comida nos 20 minutos que seu organismo leva para “desligar” a fome.

Peito de peru

“Colocar peito de peru no sanduíche mata minha fome mais rápido”, diz Ana Claudia Rizo, 28 anos, de Uberlândia (MG). Por que funciona: além de proteína, o peito de peru tem um pouco de gordura (mesmo o light), que, durante a digestão, estimula o corpo a produzir um hormônio, a colescistocinina, que corta a gula. É isso mesmo: para emagrecer a gente precisa de gordura, de boa qualidade, é claro, e não mais do que 10% das calorias diárias.

Tofu

“Gosto do tofu geladinho com cheiro-verde e shoyu. É leve e me ajuda a comer menos no jantar”, conta Helena Cardoso, 40 anos, de Goiânia. Por que funciona: esse queijinho (de soja) carrega apenas 40 calorias em 100 gramas, e pode entrar à vontade no seu prato, dando volume à refeição. A dose de proteína, apesar de pouco, também ajuda a domar a fome.

FOLHAS VERDES

“No jantar, devoro um prato grandão de folhas verdes com tomate e pepino. Depois, como uma fruta e pronto: me sinto bem alimentada”, diz Márcia Queiroz, 27 anos, de São Paulo. Por que funciona: campeãs de fibras, as folhas exigem muita mastigação – ninguém engole uma saladona sem trabalhar muito com os dentes. E a mastigação é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer.

Suco de limão

“Para ficar firme na dieta, bebo limonada (com adoçante!) gelada. Refresca e me faz esquecer dos doces”, diz Marcia Cristina Marinho, 30, de Ubiratã (PR). Por que funciona: o azedinho do limão inibe a vontade de comer algo doce. Isso porque esse sabor satura as papilas gustativas que também estão no comando da fome.

Chá de ervas

“Beber chá (muito chá!) – perto de 1 litro por dia, sem açúcar e longe das refeições – me faz comer menos. Emagreci 9 quilos em dois meses depois que adotei essa estratégia”, diz Viviana Lima, 28 anos, de São Paulo. Por que funciona: chá, em geral, acalma o estômago. Mas se quiser ir direto ao ponto, beba chá de capim-cidreira (reduz a compulsão a comida), verde (acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura), cravo e canela (diminui a fissura por doce).

Café

“Gosto de beber um cafezinho após o almoço. Assim não sinto falta da sobremesa”, revela Karine Parússolo, 27 anos, de São Paulo. Por que funciona: como acontece com o limão, o sabor forte do café deixa as papilas gustativas “satisfeitas”. É por isso que compensa o doce da sobremesa.

Água

“Quando estou a ponto de atacar um chocolate, bebo água. E a vontade passa”, conta Aline Marta de Lima, 23 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: a água ocupa espaço no estômago, preenchendo momentaneamente aquele “vazio” que faz você sonhar com um biscoito recheado no meio da manhã ou da tarde. Portanto, água para dentro!

Banana

“É gostosa, fácil de levar para o trabalho e sossega a fome entre as refeições”, diz Fernanda Villas Boas, 23 anos, de São Paulo. Por que funciona: não parece, mas a banana tem fibras e, por isso, forra o estômago. Também carrega ferro, potássio e triptofano – substâncias que dão pique e diminuem a compulsão a comida. Mas, com 90 calorias, em média, não pode ser consumida à vontade.

Iogurte

“Um iogurte desnatado e a larica da tarde desaparece”, garante Simone Fernandes, 26 anos, de Macaé (RJ). Por que funciona: rico em proteína, não só aplaca a fome como evita que ela volte rápido. Se quiser esticar a sensação de saciedade, junte aveia.

Barra de cereais

“Esse lanchinho tem poucas calorias, engana o estômago e faz o intestino funcionar melhor”, revela Jeane Marques, 25 anos, de Paranavaí (PR). Por que funciona: as que têm castanhas, cereais (como a aveia) e frutas secas cortam a fome e dão energia. Cuidado com as versões carregadas de açúcar e sem quase nada de cereais integrais – disparam o índice glicêmico, e lá vem fome.

Damasco

“Docinho, o damasco acaba com aquela vontade de comer alguma coisa no meio da manhã”, diz Mônica Rodriguez, 31 anos, de São Paulo. Por que funciona: desidratado, concentra frutose (açúcar da fruta) e vale por um docinho com apenas 20 calorias por unidade. A sensação de saciedade fica por conta das fibras.

Amendoim

“Carrego um punhado de amendoim na bolsa para aliviar a fome da tarde”, conta Leda Ribeiro, 32 anos, de São Paulo. Por que funciona: a gordura boa do amendoim regula o açúcar no sangue e rende uma sensação de saciedade prolongada, evitando beliscos. Mas não exagere: 10 gramas têm 55 calorias.

Biscoito com fibras

“Para acabar com o desejo por doce, como biscoitinho com fibras”, diz Thereza Moreira, 32 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: é uma opção saudável para driblar a fome que pinta entre uma refeição e outra. Mas, em excesso, engorda.

Soja tostada

“No lanche, como soja tostada. Foi um dos truques que me ajudaram a perder 66 quilos”, diz Lia Santis, 30 anos, de São Paulo. Por que funciona: além das fibras, tem isoflavonas (hormônios naturais), zinco, vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que equilibram os hormônios femininos. E os hormônios, você sabe, influem muito na gula.

Gelatina

“Se fico sem doce no almoço, meia hora depois estou atrás de chocolate. Então, sempre como gelatina diet de sobremesa – tem poucas calorias e acaba com a minha larica fora de hora”, diz Flavia Gamonar, 21 anos, de Bauru (SP). Por que funciona: a gelatina é uma proteína, nutriente que demora mais a ser digerido. Além disso, contém grande quantidade de água, o que ocupa o estômago. Com a vantagem de render várias receitas de baixas calorias.

Melancia

“Corto o apetite voraz comendo melancia. É minha aliada até na TPM, quando a vontade de doce é quase incontrolável”, conta Leilane da Silva, 28 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: essa fruta tem uma quantidade incrível de água e, por isso, sacia muito! Como tem um montão de fibras, exige que a gente fique mastigando por mais tempo. Além disso, você pode comer uma porção generosa já que uma fatia média contém só 50 calorias.









Diário de uma dieta

Uma dieta nunca será uma dieta se você não mergulhar nela. Já fiz inúmeras restrições alimentares. Aliás, não me lembro de nenhum dia sequer sem que a questão da comida não povoasse meu pensamento de forma negativa.


No entanto, 2011 está aí e quero mudar radicalmente esta minha relação catastrófica com a alimentação. Quero chegar aos meus 40 anos mais saudável. Tenho apenas 6 anos até lá, e eu começo aqui e agora. Esta é a meta.


Portanto, não se trata de uma dieta qualquer. Trata-se de um compromisso. Não quero assistir mais uma vez o Globo Repórter e ficar só admirando quem consegue ter uma alimentação saudável. Eu quero fazer parte deste grupo também.


Aqui, então, será o espaço para publicação das minhas receitas dietísticas. Já vou avisando que não sou nutricionista nem profissional do ramo da saúde. Portanto, isto aqui é algo somente para dar ideias e para eu pesquisar quando esquecer de alguma coisa. Não tem nenhum compromisso com a ciência, embora eu acredite que eu mereceria ser pesquisada.


Pois bem. A dieta começou ontem, 03/01/2011. Mas não gosto de chamar de dieta. Na verdade, a palavra dieta me dá calafrios. Parece que só em ouvir esta palavra já dá vontade de meter o pé na jaca, além de ser muito anti social... 'estou de dieta', significa que você está gorda e além de tudo chata, mal humorada e devia estar em casa curtindo a sua 'dieta'.



Portanto, mudarei este nome. O vocábulo dieta deriva do grego díaita, que significa modo, estilo de vida. Taí o novo nome: estileta. É meu modo particular de chamar esta minha nova fase, na verdade muito mais ligada à mudança de hábitos alimentares visando saúde, embora eu não descarte a possibilidade de perder peso.

Taí, estileta, gostei.

Vamos lá.

Receita 1
Salada de Feijão Branco mista


Cozinhei um pacote de feijão branco na panela de pressão e misturei os seguintes ingredientes: sal, pimenta, presunto, dois ovos cozidos picados, beterraba ralada, salsinha e cebolinha, azeite de oliva e tomate cereja picadinho. fácil, rápido e delicioso.





Receita 2
Peixe grelhado

Esse é super normal. Utilizei peixe panga, ou peixe gato, porque é um filé grosso, sem espinhas, muito saboroso. Temperei com alho, sal e limão e grelhei numa frigideira com um fio de óleo de canola. O resultado é muito bom.





Receita 3
Purê de abóbora com brócolis


Cozinhei uma abóbora paulista e o brócolis em separado. Amassei a abóbora e piquei o brócolis. depois misturei tudo e temperei com sal um pouquinho de azeite de oliva. Aqui em casa fez sucesso.

Fadinha de Luz


Esta dica veio do blog da Lúcia Klein, divulgando o trabalho de Ana Paula Cavalari. Fadas de Luz para enfeitar o seu Natal, e encher sua vida de paz.






============================================


Pra decorar o banheiro infantil




Ideias lindas para decorar o banheiro de seu filho com estilo e personalidade:





















===========================================

Adorei essa calculadora

Olha só que calculadora interessante... ela calcula o que você ingere e vê se suas atividades diárias/físicas são compatíveis com as calorias ingeridas.

Chama-se Calculadora Vida Equilibrada... confere no link abaixo:



=====================================================



Organize sua geladeira


Sim, é possível. Organize sua geladeira com estas dicas simples!






FREEZER: Devido à baixa temperatura (de 14 graus negativos), o espaço permite a conservação de alimentos por um longo período. Antes de guardá-los, porém, capriche no acondicionamento: os produtos devem estar vedados para não estragar. Aqui também é o lugar de comidas semiprontas (nuggets, batata frita, hambúrgueres) sorvetes e peixe.

GAVETA SUPERIOR: Por ficar perto do congelador, tem baixa temperatura. Guarde queijos, discos de pizza, carnes cruas e massa de pastel.

PRATELEIRA SUPERIOR: A temperatura dessa área é perfeita para conservar alimentos que são usados todos os dias e deterioram facilmente como iogurte, leite, queijo, maionese e requeijão.

PRATELEIRA INTERMEDIÁRIA: O lugar ideal para sobras de alimentos cozidos que serão usadas em breve, além de bolos, tortas e pudins.

PRATELEIRA INFERIOR: Aqui devem ficar frutas e doces, mas só aqueles que não levam leite.


GAVETA INFERIOR: O excesso de frio pode queimar os legumes e as verduras. Por isso, guarde esses alimentos na gaveta que fica bem longe do congelador.


PORTA: Devido ao constante abre e fecha da geladeira, a porta deve abrigar apenas alimentos que possam passar por variaçãoes de temperatura sem serem prejudicados. Sucos, refrigerantes, molhos e condimentos são ótimos exemplos. Quanto aos ovos, prefira deixá-los numa prateleira, pois a frequente trepidação e a mudanças de calor comprometem sua qualidade. Atenção para não exagerar no peso e estragar.






===========================================================


Guirlanda de feltro









Veja o passo a passo em inglês no site http://www.thethriftycrafter.com

================================================




Gavetas mais arrumadas



Para conferir dicas de como fazer gavetas mais arrumadas, acesse o Blog 



===============================================



Salas pequenas





Seleção de salas pequenas (na verdade, do tamanho normal para a maioria… talvez grandes para muuuuita gente..) alegres e bem transadas dos sites e blogs: apartmenttherapy, bahrainidva, canadianhouseandhome, casaabril, delikatissen,designheaven, desiretoinspire, habituallychic e decorpad.

Clique sobre a imagem para ampliar e , para voltar a esta página clique no botão para a página anterior no seu browser)



=============================================


E para inaugurar esta página, seguem abaixo as primeiras dicas:



Casa



Estação: Primavera

A estação das flores chegou, e com ela, nada melhor do que decorar a casa com a ajuda destas perfumadas. Elas preenchem o ambiente, dão mais vida e aconchego, além de contribuir com charme e vida ao lar.

Com a contribuição do site Portal Vital, segue abaixo a ideia de um arranjo simples, mas ao mesmo tempo sofisticado e original.

Se a ideia é fazer um jantar mais formal, enfeitar centros de mesa ou até mesmo mesa de doces em casamentos, que tal fazer um arranjo com alstroemeria cote d’azur em tubos de ensaio, dentro de uma base de vidro com areia colorida?

Use este arranjo em centros de mesa
Você vai precisar de:
  • 1 caixa de vidro colado quadricular (12 cm altura x 5 cm largura x 20 cm comprimento)
  • 3 tubos de ensaio
  • 1 quilo de areia colorida
  • Água com conservante
  • 1 fita de organza com cetim
  • 1 maço (média de 10 hastes) de alstroemeria cote d’azur. Se preferir, use minirrosas

 
Coloque areia colorida no vaso de vidro, para firmar os tubos        Corte o caule, deixando-o 15 centímetros maior do que os tubos
Passo a passo:
  1. Primeiro deve-se fazer o laço na caixa.
  2. Depois, arrume cada tubo de ensaio e complete a caixa com areia colorida, até que eles fiquem firmes.
  3. Coloque água nos tubos de ensaio até a metade.
  4. Retire o excesso de folhas da alstroemeria e corte o caule, deixando-o 15 centímetros maior do que os tubos.
  5. Coloque três hastes em cada tubo de ensaio.



Comida

Ainda com o tema primavera, uma receita de sorvete incrementado, refrescante, e que ainda surpreende os convidados:

Sorvete formigueiro

Sorvete formigueiro






  • Tempo de preparo: Mais de 1 hora
  • Serve: 5 ou mais porções


Ingredientes:

  • 1/2 Unidade(s) sorvete KIBON sabor morango
  • 1 Xícara(s) chocolate ao leite picado
  • 100 Grama(s) biscoitos tipo maisena moído
  • 1 Colher(es) de sopa chocolate em pó
  • 1/2 Xícara(s) margarina
  • A gosto Para forrar: papel alumínio

Modo de preparo

  1. Forre, com papel alumínio, uma fôorma de furo central pequena (20 cm de diâmetro). Reserve.
  2. Em uma tigela média, coloque o sorvete KIBON sabor morango, o chocolate picado e misture até ficar homogêneo
  3. Em uma tigela, coloque os biscoitos, o chocolate em pó, a margarina e misture até ficar homogêneo.
  4. Espalhe a mistura sobre o sorvete, alisando com as costas de uma colher
  5. Leve ao freezer por 3 horas ou até ficar firme.
  6. Desenforme, retire o papel alumínio e sirva a seguir.


Roupa Suja


As especialistas destacam alguns pontos fundamentais para deixar a casa arrumada no dia a dia:

  • Descarte tudo o que não usa, não gosta ou não serve.
  • Planeje o que deve ser feito.
  • Coloque os itens mais usados em locais de fácil visualização e acesso, entre a altura dos olhos e da cintura.
  • Separe os objetos de acordo com sua necessidade. No armário das crianças, segmente dessa forma: gavetas para blusas de manga curta, de manga longa, para brinquedos, para coisas da escolinha etc.
  • As roupas de adultos podem ser separadas por cor.
  • Sapatos devem ser dispostos em prateleiras.
  • Na despensa, a divisão pode ser por categorias, como produtos matinais, enlatados etc. E atenção: objetos abertos precisam ser separados dos fechados.
  • Se for inevitável acumular a louça suja para lavar no dia seguinte, deixe o máximo de coisas dentro da cuba, de molho com água e detergente, para que no outro dia fique mais fácil de lavar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...