RSS

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Educação ambiental pra Vida

Percebo minha filha muito preocupada em saber o que ela vai ser quando crescer. Ela já passeou pelo mundo de diversas profissões, desde as tradicionais bombeira, astronauta e policial, chegando até a umas bem engraçadas.

Perguntou esses dias o que eu fazia. Tentei explicar, muito sinteticamente, o que uma advogada fazia, e ela não se interessou nem um pouco... só esboçou um famoso 'ah, tá', daqueles que a gente diz só pra não perder o amigo.

Há poucos meses atrás, do alto dos seus cinco anos, decidiu que será engenheira (é sim, desde pequenininha adorava ver uma retroescavadeira e dizia...eu quero dirigir isso quando eu crescer). Um upgrade básico e puft, se encontrou na engenharia...'fazer obras é muito legal mãe, adoro obras'.

Está num grande dilema agora. Dilema porque passamos diariamente por algumas grandes obras na cidade em que moramos, e ela, observadora como sempre, revelou tristonha: 'acho que não quero mais ser engenheira mãe, essas obras destroem todo o verde que há em volta...olha só, aqui tinha um monte de plantas antes, a natureza tá toda destruída'.

E eu, mas que depressa, engatei: 'mas filha, você poderá ser uma engenheira diferente. Uma engenheira que faz obras e ao mesmo tempo protege a natureza, que tal?' Isso mãe! Isso é muito legal...mas será que eu vou conseguir? Claro que sim amada, estude muito que você conseguirá...

Pode deixar mãe, eu vou conseguir.

É... a natureza agradece ... educação ambiental funciona de verdade. Quer dizer...a educação funciona de verdade. Único legado real que podemos deixar aos filhos.




0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...