RSS

Vida de Esportista



Este espaço é dedicado à vida nos esportes, saúde e qualidade de vida.




Estileta na Atividade Física



E como não poderia deixar de ser, minha estileta (pra quem não entendeu clique aqui e entenda) também tinha que passar por uma revisão geral na parte da atividade física.

Em setembro deste ano eu me dei de presente de aniversário (sim, sou virginiana) a participação em um clube chamado Clube Viva Bem. Um pessoal sensacional focado em qualidade de vida, saúde e esportes. Nada a ver com a minha vibe normal, mas encarei. E amei.

O problema é que negligenciei a parte da atividade física, como já era de se esperar, diante do meu histórico sedentário, mas desta vez foi levada por problemas de saúde que venho a cada dia superando com firmeza e dedicação.

De setembro a outubro fiz grande progressos, cheguei a correr 5 quilômetros em pouco mais de um mês, o que é fantástico para quem ficava esbaforida logo nos primeiros 15 metros. De outubro a dezembro, porém, ladeira a abaixo.

Sou persistente, vou retomar e cumprir minha planilha que meu personal trainer virtual faz com tanto carinho. Esse mesmo carinho será traduzido em esforço e dedicação, Robson e Maria! Pode escrever!


Minhas metas para 2011 na estileta esportiva será modesta. Cumprir a planilha com dedicação e afinco! Sem grandes pretensões, mas se conseguir encaixar uma prova de corrida, vai ser o máximo!




Dieta do Mediterrâneo

A dieta do Mediterrâneo se caracteriza pela alto consumo de alimentos como pães, massas, verduras, saladas, legumes, frutas e frutas secas, azeite de oliva (principal fonte de gordura), moderado consumo de pescado, aves, produtos lácteos e ovos, pequenas quantidades de carnes vermelhas e pequenas quantidade de vinho, consumidas normalmente durante as refeições.

As vantagens são inúmeras: Protege o coração contra infartos, diminui o risco de câncer, defende a pele contra agressões, retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade.

Todo o benefícios à saúde oferecidos pela dieta, tem como responsável o azeite de oliva.


Considerando o ponto de vista nutricional ocidental convencional, esta associação entre alto consumo de gordura e baixos índices de doença cardíaca, constituíam um paradoxo.

Uma análise mais minuciosa demonstrou que a dieta mediterrânea era composta basicamente de alimentos de origem vegetal em grande quantidade - hortaliças, frutas, legumes, cereais, pães e sementes - laticínios, principalmente iogurte e queijo, eram ingeridos regularmente. Peixe e frango eram comidos de forma esporádica, carne vermelha somente em ocasiões especiais. Vinho tinto era bebido regularmente, acompanhando as refeições. As principais fontes de gordura, ingeridas em alta quantidade calórica (35 a 40% do total das calorias diárias), era as nozes e o azeite de oliva.

Começava a desfazer-se o paradoxo. A gordura ingerida, apesar da alta quantidade, era a do tipo mono e poli-insaturada, de origem vegetal, ao contrário da gordura saturada de origem animal, típica das dietas ocidentais. Ou seja, a quantidade calórica de gordura ingerida é semelhante nos dois padrões alimentares, porém, o tipo de gordura é diferente. A partir daí começou-se a estudar, com mais profundidade, o efeito dos diferentes tipos de gordura sobre o organismo. Os termos gordura saturada e gordura insaturada saíram do círculo da química e se expandiram até chegarem a nossos lares.


==================================================


Clube Viva Bem



Lembro de já ter mencionado por aqui minha recente inclusão em um clube diferente. Um clube que preza a qualidade de vida, a saúde e o esporte. Isso mesmo.

Diante de uma vida tão corrida, onde muita vezes nos resumimos ao casa-trabalho-casa, encontrar pessoas que se esforçam em dedicar um tempo a si mesmo, com cabeças abertas e livres de preocupações, ainda que momentâneas, é um bálsamo e um projeto de vida.

Por isso, faço questão de divulgar: Clube Viva Bem. Embora o clube seja aqui na minha cidade, Florianópolis, certamente aí perto de você existem projetos similares. Vá em busca! Curta sua vida de maneira diferente e mais saudável!

Nunca fui dada a esportes, e este é o maior barato de toda esta história. Descobri-me uma lutadora, vencendo desafios constantes, e hoje consigo entender a razão de se superar constantemente.

Comece hoje mesmo, inspire-se nesta dica: A caminhada é uma ótima preparação para os iniciantes. Comece andando cerca de 40 minutos três dias por semana. À medida que for evoluindo, aumente a intensidade da caminhada, movimentando pernas e braços vigorosamente. Aproximadamente um mês depois, alterne com alguns minutos de trote, primeiro apenas um dia semanalmente e depois nos outros dias de exercício. Quando tiver evoluído, alterne a caminhada com a corrida, sempre aos poucos. Quem é sedentário ou está com sobrepeso deve priorizar a caminhada nas primeiras quatro ou seis semanas. Correr nessas condições pode sobrecarregar os músculos e as articulações.

Fonte: Folha on line
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...