RSS

terça-feira, 7 de junho de 2016

Vigiai seus pensamentos

Há uma frase que está na minha coleção (sim, eu tenho uma coleção de frases!) que impacta muito em minha vida. Ela é de autoria de Lao Tsé, um filósofo chinês, autor de 'Tao Te Ching', obra basilar da filosofia taoísta:

Vigie seus pensamentos,
eles se tonam palavras.
Vigie suas palavras,
elas se tonam ações.
Vigie suas ações,
elas se tornam seus hábitos.
Vigie seus hábitos,
eles se tornam o seu caráter.
Vigie seu caráter,
ele se torna o seu destino.

Não é à toa que está na minha coleção, onde só entram frases que provocam em mim grandes reflexões. Assim que comecei a estudar a filosofia espírita, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a necessidade de vigiar os nossos pensamentos diários. Se, por um minuto, conseguirmos conscientemente perceber o que passa na nossa mente, veremos que temos uma grande propensão a enxergar o lado negativo das coisas, as dificuldades. Temos uma tendência incrível de reclamar, de xingar, de se irritar. Nosso cérebro capta esses pensamentos que, por certo, determinam nossas ações. Permanecer em estado de irritação (pensamento) abre um caminho explosivo para a próxima ação (dirigir um carro, por exemplo). A qualquer sinal de erro no trânsito (um carro mais lento do que deveria), cria a tendência de xingar, buzinar e isso se torna um comportamento repetitivo (hábito). A repetição de hábitos negativos constroem sua personalidade sob  bases instáveis (caráter) e, não raro, você não terá freios disponíveis para agir de forma responsável no trânsito, o que pode lhe trazer consequências bastante ruins (destino), como um acidente de trânsito.
E tudo começa num pensamento.
Se, neste mesmo exemplo, entrarmos neste mesmo carro sob a perspectiva de um pensamento positivo, a ação seguinte será pautada em controle e dificilmente você sairá do padrão de equilíbrio se encontrar uma atitude irregular de outro motorista. Essa repetição de ações lhe trará um hábito positivo, que é a direção responsável. Com isso, seu destino terá uma outra direção.
Portanto, vigie seus pensamentos de forma comprometida. Force, treine, exija de seu cérebro a mudança de perspectiva. Encontre inspirações diárias no seu cotidiano. Evite assistir a notícias pesadas, controle seu vocabulário, sua agressividade, sua alimentação.
Se destino está em suas mãos, ou melhor, na sua mente.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...