RSS

sábado, 5 de novembro de 2011

Como você lida com o imprevisível?


A ordem dos dias modernos é a imprevisibilidade. É fácil ver o caos instalado em vários momentos do nosso cotidiano e manter uma rotina dentro desse ambiente se torna um ato heróico.

Não lido bem com o imprevisível. Tenho lá as minhas dificuldades. Não gosto de nada que não possa estar sob meu controle e o aleatório é, por si só, algo descontrolado. Certa vez li em algum lugar que o imprevisível é amante da angústia. Concordo.

Quantas vezes o bichinho da angústia me pega assim, desprevenida, e se instala no meu cotidiano de forma irritante, grudando e tirando todo o belo que há por perto, ofuscando meus pensamentos e ideias.

Lidar com a imprevisibilidade é uma arte. A arte do controle sobre o imprevisível não tem vez. É preciso encontrar outra maneira de enfrentar as situações que, por vezes, saem do script. Talvez a melhor maneira de enfrentar o aleatório seja aceitá-lo.

Mas como é difícil...

Vejo que alguns definem o imprevisível com a arte de surpreender. Quando você efetivamente quer surpreender, acredito que este seja mesmo o conceito, até como forma de mostrar o lado positivo desta palavra. O problema é quando as situações imprevisíveis se apresentam como fatos, e não em pessoas. É esta a dificuldade a que me refiro.

Imprevisíveis somos todos. Ninguém sabe como e qual será o dia de amanhã, embora a grande maioria o planeje e quer que ele aconteça de determinada forma...

Apesar de não gostar de incertezas, entendo que há certa lógica nesta dinâmica... seria patético coordenar, controlar e saber de todo o roteiro de sua vida antes mesmo de ela começar. Entendo que é necessário, relevante e até, sob certo ponto de vista, didático.

Ainda preciso aprender muito. Estou por aqui nesta caminhada para isso... E você, como lida com o imprevisível?

2 comentários:

Renata disse...

Oi isa!
Eu não lido muito bem com o imprevisível, também sou um tanto controladora e não curto quando as coisas me fogem ao controle, à programação. Minha primeira reação costuma ser de mau humor, um certa indignação (não sei se é a palavra certa), mas depois de passado um tempinho passo a digerir melhor e o bom humor volta.
Beijos, Renata
palpitandoetudo

Macá disse...

Isabela
Me propus a conhecer os blogs da Galeria permanente de blogs - ideia genial da Elaine - então estou aqui.
Sabe, eu gosto bem de uma rotina. Não aquela rotina chata, mas o dia-a-dia previsível.
Quando a situação muda, atrapalha, mas são os momentos de aprendizados da vida.
Gostei muito do seu espaço.
abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...