RSS

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

E o seu álbum de figurinhas, como está?


Programa interessante que estava vendo agorinha à noite deu a ideia deste post. O tema foi surgindo de uma conversa acerca do mundo feminino... cobranças... machismo... obrigações... rituais...

Partindo dessa premissa, a uma altura qualquer do papo, alguém descreveu sua ideia de modo muito simples, mas essencialmente verdadeiro: 'todos nós temos nossos álbuns de figurinhas'... 'o problema é que geralmente não conseguimos completá-lo e as frustrações por isso nos perseguem por uma vida inteira".

Pois bem, tema interessante.

As 'figurinhas' a que a pessoa se referia não eram necessariamente parte do mundo Disney, da Hello Kitty, do Ben 10, da Copa do Mundo ou de qualquer outro tema relevante para o mundo dos colecionadores mirins. As figurinhas são nossos papeis, aqueles que a sociedade espera que façamos e que vem com um carimbo 'o caminho para a felicidade'.

Você nasce, obedece papai e mamãe, estuda bastante, tira sempre 10 na escola, se forma, arranja um bom emprego, casa com uma pessoa que te ama profundamente tal como um príncipe encantado (príncipes encantados sempre são perfeitos), tem 2 filhos (um só não vale, e três já é absurdo), fica sempre linda (cabelo, unhas, depilada, bronzeada, maquiada, magra), trabalha bastante, tem uma conta bancária sempre recheada, tem muitos amigos fieis, viaja todas as férias, compra um carro, uma casa confortável, paga suas contas em dia e à vista, fica sempre magro, nunca fica doente, planeja sua aposentadoria, vive a velhice com saúde, com os filhos bem criados, curtindo os netos saudáveis, completa bodas de ouro, até morrer dormindo, com carinha feliz e de paz.

Estas são as figurinhas principais... outras são derivadas delas, mas sempre com o mesmo rótulo: passaporte para a felicidade. No mundo real, muito pouco disso acontece. E quando acontece diferente, há uma legião de culpados, de infelizes e de depressivos, tentando entender os porquês de uma vida tão sofrida.

Na verdade, estamos aceitando as figurinhas que impuseram ao nosso álbum, desde sempre, por uma sociedade, uma entidade que não sabemos bem como começou nem como terminará. E a busca para a tão almejada felicidade parece muito mais distante se todas essas figurinhas não estão no nosso álbum. Não conseguimos comprar nas bancas as figurinhas faltantes tampouco trocá-las com nossos amigos. E a angústia só aumenta.

E como fica a vida? Cheia de lacunas, como os álbuns não completados?

Cheguei a uma conclusão simples com a tal conversa... a busca não deve estar conectada em completar todas as figurinhas impostas nos nossos álbuns, exatamente porque elas são impostas. No álbum da vida, quem deve dizer o que deve ou não estar lá para ser colado somos nós mesmos. Nem sempre o que vale para um, vale para todos... e quem disse que a felicidade plena está nestas figurinhas que citei?

E se conseguirmos ser felizes sozinhos, ou morando de aluguel a vida inteira, ou tendo uma conta bancária vazia ou no limite, sem filhos, ou com 10 adotados, comprar tudo no crediário, nunca viajar, ter só um amigo pra desabafar, ter uma doença ou outra, viver a velhice com dependência, engordar um pouco ou muito... nada disso é irreal, tudo isso acontece e precisamos continuar vivendo bem.

Você dita as regras do seu álbum, afinal ele é só seu...os passaportes para a sua felicidade só você diz quais são...

E aí, como está o seu álbum de figurinhas?

2 comentários:

Dri_Guedes disse...

Adorei o post!
Para mim o primeiro desafio é a própria pessoa se desprender desses paradigmas. Mtas vzs eles já foram incorporados pela imposição da sociedade e passam a se confundir com o seu "EU".
Bjinhs.

Isa disse...

Obrigada Dri, venha sempre...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...