RSS

domingo, 13 de junho de 2010

Mas o que é ter um irmão?

Sou de uma família de cinco irmãos. Eu, a quarta. Portanto, tenho um irmão mais novo.

E ainda bem que é só um irmão mais novo, pois ele acaba sendo único. Único a compartilhar desta experiência de se ter um irmão mais novo, sem saber o que é ser irmão mais velho.

Tenho os dois lados, mas o que eu curto mais mesmo é de ser a irmã mais velha. Ser a mais nova não parece ter a mesma graça quando se tem um irmão mais novo.

Num famoso vídeo chamado 'Filtro Solar', há uma parte que diz: 'seja agradável com seus irmãos, eles são seu melhor vínculo com seu passado e aqueles que, no futuro, provavelmente nunca deixarão você na mão'.

É a mais pura verdade. Principalmente se se tratar de um irmão mais novo. Ele é meu melhor vínculo com o meu passado. É o meu resgate da pureza e inocência da infância. O resgate das brincadeiras, das disputas, do crescimento pessoal, do amor fraternal, da convivência, da paciência e da solidariedade (fazer resumo pra tarefa escolar dele, faltando 15 minutos pra começar a aula é um belo exercício de solidaridade!!). É ter a certeza de que contarei com ele para todo o sempre.

Ter um irmão mais novo é ser, na maioria das vezes, um exemplo. 'Olha o que a sua irmã está fazendo, espelhe-se nela!' Por mais que isso se torne um peso, na verdade é um exercício de responsabilidade definitivo para a vida. E isso, só o irmão mais velho tem.

Porém, surpreendentemente, o irmão mais novo também ensina. Talvez não com o peso ou a carga de ser um exemplo, mas simplesmente por ter aprendido a lição direitinho, mostrar ao mais velho o quanto valeu tudo isso e em especial, dizer que consegue fazer melhor. Meu irmão mais novo me ensina muito. Hoje, nossos quase quatro anos de diferença nada representam diante da maturidade que ele conquistou.

Ele me ensina a ser forte e amável, tolerante e calmo, detalhista e organizado...me ensina a ser melhor...me ensina a vê-lo como exemplo. Eu que sempre fui forçada a sê-lo na infância, hoje me vejo ensinada por ele. Aprendi a ser a irmã mais nova, sendo a mais velha.

Que venha os teus 30 anos Diogo! Obrigada por tudo! Te amo muito!


2 comentários:

Diogo disse...

Realmente ser o irmão mais novo tem suas vantagens. Mas, ter uma irmã mais velha como você faz a diferença na minha vida! Enquanto eu chorava porque as férias estavam acabando, você chorava com saudades das aulas.. hehe Contrastes a parte, aprendo contigo até hoje, o seu dinamismo, garra, inteligência e inovação, representado inclusive na criação deste blog, são algumas das qualidade em que me espelho. Obrigado por fazer parte da minha vida, por conhecer minha essência e por estarmos juntos nesta caminhada evolutiva.
Te amo muito! Parabéns por tudo e sucesso nesta nova empreitada.
E que venham os 30 anos!! hehe
Beijos,
Teu eterno irmão mais novo.

Isa disse...

Eu nem ia comentar, mas não resisti. Obrigada pelo carinho, te amo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...