RSS

sábado, 10 de dezembro de 2011

Embarque neste trem...


Este dia nove de dezembro foi marcado por um fato importante. Era o último dia de aula de minha filha e dentre os tantos acontecimentos bons do dia uma pergunta dela me fez tremer: mãe, a fulana disse para mim que Papai Noel não existe! 

E antes que eu pudesse esboçar qualquer reação, ela pergunta de novo: o que você acha disso? Você acredita no Papai Noel?

Enfim, era chegado o momento de dizer o que era preciso. Mas não assim, de qualquer jeito, secamente, numa ruptura direta ao mundo real, sem passar por um estágio intermediário.

Respirei fundo.

No meio do trânsito, da chuva, e do caos do fim do dia, um par de olhos e ouvidos atentos esperavam por minha explicação. Comecei.

Disse que Papai Noel é um símbolo. Um símbolo mágico que nos transfere imediatamente à lembrança de tudo o que é bom, daquilo que é efetivamente importante na vida de cada um: família, amigos, amor, compreensão, paz...

É a síntese do Natal e de tudo que de maravilhoso existe no mundo. Há os que acreditam e os que não creem que existam boas coisas. Não há um Papai Noel do jeito certo ou do jeito errado. Há apenas o Papai Noel e a carga de tudo o que ele representa. São escolhas nossas que permitem trilhar os caminhos que conduzem ao bem, ao amor, à pureza, à paz e à vida melhor.

Os presentes representam a lembrança, um sinal de que aquele alguém é importante para nós. Quando estamos com o coração cheio de amor e pensamos em alguém, queremos representar esse carinho entregando um presente a esta pessoa. E não precisa ser algo embalado. Pode ser um telefonema, uma carta, um beijo e abraço ou mesmo um maravilhoso 'eu te amo'. Também pode ser um perfume, uma joia, um carro, um livro, uma blusa, um brinquedo... tudo é expressão de amor e ternura. O Papai Noel representa toda essa simbologia, pois é ele quem entrega os presentes, quem transmite esse amor...

Decidimos ir ao shopping... era hora da verdade.

- Filha, vamos comprar agora aquele jogo que você pediu para o Papai Noel.
- Mas é você quem vai comprar? Não é o Papai Noel?
- Não querida, são as pessoas que compram os presentes...
- Ah é, você me explicou, o Papai Noel é apenas um símbolo!

Eis que o bom velhinho surge sentado no trono vermelho , no centro da decoração natalina do shopping...

- Vai lá filha, conversa com o Papai Noel.
- Mas eu não vou pedir nada a ele...
- Não precisa pedir nada, apenas converse com ele, diga o que ele representa a você...

E lá foi ela. Nem preciso dizer que enxuguei lágrimas enquanto olhava ela conversando com o bom velhinho, toda animada. Não ouvi a conversa, apenas observei seu sorriso e o rosto surpreso do senhor que carinhosamente a escutava. Imaginei o que ela tinha falado a ele e sorri... 


Como é lindo ver um filho crescer...

No retorno, papai e mamãe decidiram que era o momento de marcar o acontecimento, sem que ela percebesse, já que tudo estava sendo muito natural. Decidimos parar na locadora e locar o filme 'Expresso Polar', o clássico que representava bem o momento vivido. Crianças que acreditavam e crianças que duvidavam da existência do Papai Noel.

Assistimos os três juntos, com direito a pipoca e escurinho.

Ao final, o guizo sonoro representava a crença. Quem escutava o som, era porque acreditava. Quem não escutasse, o contrário...

O desfecho do filme, lindíssimo, sugeria exatamente o conteúdo daquilo que respondi no carro. O Natal está sempre dentro dos nossos corações, dos corações daqueles que acreditam no que ele representa. Tudo o que nos remete ao Natal nos transporta a essa magia...

Final do filme. Ela foi até a árvore e pegou uma bola vermelha. Uma bola que, supostamente, não deveria ter som, porque era apenas uma bola decorativa, daquelas nossas conhecidas de sempre. Caprichosamente, por uma dessas coincidências mágicas, a bola escolhida estava com um grampo solto dentro.


Balançando, ela emitiu um som. O sorriso dela foi incrível... 


- Mãe, você está ouvindo? Estou sim querida... E você pai, consegue ouvir? Consigo filha!

Êêêêê... nós todos acreditamos no Natal! Temos um guizo que faz barulho!!! Eu vou sempre acreditar no Natal, até eu ficar velhinha! Essa bolinha vai sempre fazer um som para mim! Eu acredito!!!

Foi verdadeiramente mágico. Chorei mais uma vez.

No filme, uma frase marcante: "Sobre os trens, não importa saber o seu destino, importa saber se queremos embarcar…"

Nós, por aqui, já decidimos...

1 comentários:

Tatiane Mendes Viegas disse...

Adorei seu post!! Tenho um menino de 6 anos e ele ainda curte muito o Papai Noel! Mas vejo o momento em que tb teremos esta conversa. Fiquei muito emocionada ao ler as tuas linhas. O meu filho adora este filme mas porque ele sempre diz "viu como papai noel existe, ele que não sabia - o menino". beijos e um belo Natal á vc e sua família!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...