Ilustração: Blog Filosofia e Vida
Esta historinha aí de cima ilustra exatamente o tema de hoje: tecnologia e informação.
Uma reportagem recente que li dizia que o legado do Google é deixar a memória mais fraca.
Assustei. Mas é verdade.
Hoje em dia temos tantas possibilidades de checar equipamentos eletrônicos com acesso à internet que fica muito mais fácil recorrer a eles para obter uma informação simples do que ao cérebro. E o resultado disso é fácil de perceber: cada vez estamos pensando menos, memorizando menos e mais dependentes de tecnologia.
Custo a acreditar que um dia conseguimos viver sem celular e sem internet... como era mesmo?
Mr. Google está modificando a maneira de pensarmos. E isto já está confirmado cientificamente, pasmem. Em síntese, a pesquisa concluiu que se temos como encontrar uma informação de maneira fácil e rápida, tendemos a não se lembrar dela sozinhos. Do contrário, se percebemos que a mesma informação é difícil de localizar, o cérebro trabalha e deixa de preguiça.
Isto necessariamente não indica que estamos ficando com mentes preguiçosas pois, teoricamente, tudo o que for fácil de encontrar descarrega a memória, que passa a se ocupar de dados e funções mais complexas. Há uma luz no fim do túnel, talvez.
De fato, esta foi a conclusão da tal pesquisa... estamos ficando mais sofisticados e, ao contrário do que à primeira vista possa parecer, Mr. Google nos fará seres mais inteligentes.
Tomara.
0 comentários:
Postar um comentário