RSS

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sonhos amadurecem?


Garanto que você tem um sonho. Um só não, muitos. Ou teve, ou ainda terá. Talvez não saiba bem ao certo, ainda, o que significa ter um sonho. Quem sabe não tenha tido tempo de pensar sobre o assunto, deixou para lá, afinal, sempre há coisas mais importante a fazer, e sonhar parece algo apenas para os, digamos, sonhadores...

Não falo do sonho pelo sonho, daqueles que imaginamos um dia ganhar na loteria, ou de viajar com uma mochila nas costas por um ano, ou de largar tudo para viver no mato (há quem goste!).

Falo dos sonhos como fruto de suas projeções do passado. Daquilo que, com doze ou dezoito anos, um dia, indagou: o que serei quando crescer? Como serei? Física e espiritualmente, profissionalmente, como cidadão, como pessoa, como pai ou mãe, como amiga, e nos outros tantos papéis que exercemos ao longo de uma existência humana.

É desse sonho. Um sonho que se concretiza a cada dia e que, por vezes, esquecemos de parar para vê-lo em nossa frente, acontecendo assim, livre e despretensioso, dia a dia, todos os dias.

Dos sonhos que projetamos para o viver de agora. Daqueles que, com vinte anos, projetamos para os trinta, e dos trinta aos quarenta... dos quarenta aos sessenta, dos sessenta aos cem.

Se olho para trás, vejo uma garotinha tímida, observadora e silenciosa, com poucos e bons amigos e que queria muito crescer, tornar-se adulta, viver e amadurecer sob a égide do que aprendeu. Com sonhos, muitos sonhos. Sonhos que, aos vinte foram diminuindo, porque, na verdade, sonhos são impulsos daquele que ainda não teve oportunidade para concretizá-los... sonhos são marcos e metas atingíveis ou não... são ritos de passagem que garantem ao seu agente principal a certeza de que o tempo está passando e que tudo é muito curto, muito efêmero...

Aos trinta ainda carrego minha bolsa de sonhos. Compartimento menor. Não porque tenha parado de sonhar, mas apenas porque muitos deles já foram concretizados e poucas são as reposições... Fico mais seletiva em meus sonhos. Aprendo a sonhar de forma mais objetiva.

Quero permanecer assim aos quarenta, com uma bolsinha ainda menor... É bom ter e sentir a sensação de que os sonhos amadurecem junto com você. Eles não deixam de ser sonhos, assim como ainda carrego muito da garotinha tímida e observadora de vinte anos atrás.

Sonhos apenas amadurecem... e tendem a se tornar melhores, mais presentes, mais vivos, intensos e sentidos com mais clareza.

São meus sonhos de agora!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...