RSS

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Amizade


Já escrevi aqui, há um tempo, sobre Confúncio, o filósofo chinês a quem tanto admiro, tanto pelo legado que deixou, como pela atualidade de seus pensamentos, firmes ainda em tempos ditos modernos, digitais e virtuais.

Passeando por algumas de suas belas frases, deparei-me com esta:


“Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade”.

O verdadeiro valor de uma amizade consiste em criarmos em elo de confiança, respeito e admiração pelo outro, capaz de considerá-lo tão próximo e tão único quanto nossos próprios amores. E este sentimento independe da distância, do tempo em que se está perto ou longe, dos problemas enfrentados por um ou pelo outro.

Enquanto existe confiança, respeito e admiração, a amizade permanece.

Tenho amigos próximos e amigos distantes. Com as redes sociais, contudo, todos parecem perto e é mais fácil expressar e cultivar as benesses da amizade, ainda que virtualmente. Farei isso com mais freqüência... vi bons resultados e retornos emocionantes.

Já me surpreendi tanto positivamente, quanto negativamente, com relação a muitas pessoas. Isso faz parte do crescimento e do amadurecimento de todos. Também já passei por processos em que reestabeleci as prioridades de meu caminho e nada garante que não tenha que passar por outros de igual magnitude.

A certeza, contudo, é que terei comigo, sempre, amigos verdadeiros, que se constituem em preciosas riquezas. Com alguns deles também congrego laços de parentesco e com muitos outros, a inexistência de ligações de sangue são meros detalhes caprichosos... nos encontraríamos nesta caminhada independente disso.

A todos os meus amigos, e todos eles sabem que assim os considero qualitativamente, o meu carinho, meu respeito, e minha eterna admiração.

Amizade é uma alma com dois corpos (Aristóteles)


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...