RSS

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Paciência...

Anjo da paciência

Esta semana iniciei estudos sobre a doutrina espírita. Já participei de vários cursos presenciais na minha adolescência e início da vida adulta que foram especiais. Hoje em dia, com as facilidades do mundo moderno e as dificuldades de tempo e horários, vi a possibilidade de continuar os estudos na forma virtual.

Alguns cliques no 'google' e consegui me inscrever em alguns grupos interessantes de estudos. Procurarei aqui, pelo menos uma vez por semana, especialmente aos domingos, trazer um pouco do que absorvi nestas pesquisas e nos temas propostos.

O assunto desta semana foi: a paciência.

As provas pelas quais passamos têm em especial o fim de nos instigar a inteligência, a resignação e, em especial, a paciência, que é uma característica do espírito. Precisa ser exercitada e desenvolvida para que, com ela, saibamos aprender, entender o que nos traz a vida e aumentar a nossa fé e nossa empatia com o divino.

O objetivo do Espiritismo é trazer ao homem o conhecimento de si mesmo de uma maneira clara e objetiva, de modo a fazer-se desligar da finalidade terrena e colocar-se na finalidade do espírito, vivendo na Terra uma experiência na forma encarnada. Com isso, encontramos a visão de que estamos aqui, vivenciando problemas com o objetivo de progresso, evolução e aprendizado. A paciência torna-se, portanto, uma grande parceira neste processo. Traz paz, conforta, faz avançar, tentar de novo e recomeçar. Indica controle, afasta-nos do desespero, do vazio, da ansiedade e do medo.

Paciência é tolerância, é brandura...um exercício árduo diário. É compreensão, serenidade e harmonização. Não lhe parece incrível que somos testados a todo momento? Na dor, na raiva, na intolerância, na impaciência, no conflito...?

Basta sair de casa que os problemas têm início. E, às vezes, mesmo dentro de casa eles não cessam. E nem no sono eles nos largam. Como distanciar-se disto e viver em plenitude, com brandura e paz?

Paciência, resignação e fé são a chave do sucesso. Aceitar os problemas e as dificuldades como provas, como degraus de evolução, é um primeiro passo. Resignação para compreender a dor e transpô-la com paciência. Se aceitarmos que o sofrimento é parte natural da vida, necessário à evolução e ao progresso, abrandamos o coração e a alma para enfrentá-lo.

Com paciência, a jornada torna-se mais produtiva e mais focada. Nos tornamos mais persistentes e perseverantes. Agimos em caridade, amor e tolerância...vivemos melhor...


Exercitemos a paciência, pois... só temos a ganhar.


Este é meu compromisso para esta semana... vivenciar a paciência de forma plena e ampla. Vamos tentar?

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...