RSS

sábado, 2 de abril de 2011

Confuncionismo


Sempre fui uma grande admiradora da filosofia oriental. Confúncio foi um pensador chinês que exerceu grande influência sobre as civilizações orientais, por ação dos seus discípulos, originando um sistema de princípios filosóficos e morais, que serviu de norma de comportamento à sociedade chinesa durante mais de dois mil anos. Teve papel significativo e decisivo em toda a cultura da Ásia Oriental, até os dias de hoje.

Suas preocupações estavam ligadas à moral, política, pedagogia e religião e sua contribuição à humanidade é sentida até hoje pelos seguidores do confuncionismo.

Ontem, terminei meu ciclo de aulas anual. Uma segunda profissão minha que começou meio sem querer, e que nem eu mesmo imaginava um dia exercer. Completa-me tanto, faz bem...e sou grata pela oportunidade de poder exercê-la.

Terminei entregando aos alunos um simbólico bombom com mensagens filosóficas sorteadas aleatoriamente, a maioria de Confúncio. Algumas delas destaco aqui:

Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros.

Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.

Aprender sem pensar é tempo perdido.

O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros.

Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.

Não importa o quanto você vá devagar desde que não pare.

O que não queiras que os outros façam a ti, não o faças aos outros.

Não são as más ervas que sufocam o grão, é a negligência do cultivador.


Aos meus queridos alunos, um muito obrigada! 

A sinceridade dos gestos vale muito mais do que simples palavras. 

Vocês me impulsionam a seguir sempre!

Sucesso a todos!

1 comentários:

Bicha Fêmea disse...

Sei muito pouco sobre esse filósofo, Isa. A notícia mais marcante sobre ele para mim é de que a ele teria sido atribuída a primeira menção sobre os 3 macacos sábios, mais comumente atribuído ao pensamento imbuído na cultura japonesa. São os 3 macacos que tapam a boca, os olhos e os ouvidos (cada um uma parte), e que transmitem um comportamento praticado pelos budistas: não falar o que é mal, não ver o que é mal e não ouvir coisas más, tudo com o intuito de se manter limpo. Embora não seja budista, gosto dessa postura, e tenho os 3 macaquinhos para me lembrar disso, independentemente de que tenha sido a ideia original.:D

:*
Lidi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...