RSS

terça-feira, 26 de abril de 2011

Exercício bacaninha


Escutei hoje na rádio, pela manhã, uma sugestão para melhorar a redação. Adorei e repasso.

A dica vem de Max Gehringer, conhecido consultor em recursos humanos, que indicou um método simples, barato e eficaz para a melhoria dos textos escritos.

Consiste em pegar um trecho qualquer, sobre qualquer tema, de preferência um que contenha alguma informação atual, como política ou economia, do tamanho em torno de um parágrafo. Escolha uma consoante qualquer e transcreva este mesmo trecho suprimindo a letra escolhida. Ao se deparar com uma palavra contendo a letra proibida, a obrigação é trocá-la por um sinônimo, reescrevendo o parágrafo inteiro, para dar o mesmo sentido, porém em outras palavras.

Para começar, escolha uma letra pouco usada, como, por exemplo, o ‘z’. Depois, avance com o exercício, optando por uma letra mais comum, como o ‘c’.

Achei bárbaro o desafio.

Vou testar aqui:

O texto escolhido, extraído do G1, portal de notícias da Rede Globo, é o seguinte:

Após elogios sobre soluções brasileiras para energias renováveis, redução do desmatamento, diminuição da emissão de carbono, remédios genéricos, entre outras, o ex-presidente americano Bill Clinton afirmou neste sábado, em Manaus, que espera a liderança do Brasil na mudança global em direção a um mundo sustentável. "Se eu fosse um político brasileiro hoje, saindo do pesadelo da inflação, e com tudo isso realizado, me perguntaria o que eles querem que façamos mais. Quero que o Brasil lidere o mundo no século 21", afirmou durante o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade.

A letra proibida escolhida é ‘ç’

Vamos ao texto retificado:

Após elogios sobre as respostas brasileiras para energias renováveis, com sucesso ao reduzir o desmatamento, a emissão de carbono, remédios genéricos, entre outros, o ex-presidente americano Bill Clinton afirmou neste sábado, em Manaus, desejar que os líderes brasileiros transformem o mundo rumo à sustentabilidade. "Se eu fosse um político brasileiro hoje, saindo do pesadelo dos altos índices inflacionários, e com tudo isso realizado, me perguntaria o que eles querem que concretizemos mais. Quero que o Brasil lidere o mundo no século 21", afirmou durante o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade.

Agora, com uma outra letra proibida: ‘p’

Seguido de elogios sobre soluções brasileiras para energias renováveis, redução do desmatamento, diminuição da emissão de carbono, remédios genéricos, entre outras, o ex-governante americano Bill Clinton afirmou neste sábado, em Manaus, que deseja que as lideranças do Brasil reafirmem mudanças em direção a um mundo sustentável. "Se eu fosse um estadista brasileiro hoje, saindo do inferno da inflação, e com tudo isso realizado, me questionaria o que eles querem que façamos mais. Quero que o Brasil lidere o mundo no século 21", afirmou durante o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade.

E aí, ficou bom? Qual seria a sua sugestão, tente também!

É mais difícil do que se imagina, acreditem!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...