RSS

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Supermercado também é cultura

Eu ainda gosto de ir ao supermercado. Confesso que há tempos atrás gostava mais... era praticamente um passeio. Curtia tudo, as novidades, comparava preços, ficava horas na sessão de decoração, eletrodomésticos... convenhamos, o supermercado de hoje em nada se compara com os de antigamente.

São praticamente shoppings... Têm de tudo. TV's, brinquedo, roupa de cama e cebola, tudo no mesmo ambiente... o templo do consumo.

Com criança pequena, ir ao supermercado não pode ser comparado a um passeio tranquilo. A pequena só quer ficar na sessão de brinquedos, e é difícil convencer que uma passadinha nos materiais de limpeza é 'bem legal', ou ver as meias que chegaram, as pastas de dentes...

Já criei algumas táticas interessantes. Entreter a criança com algumas tarefas simples, do tipo, escolher as batatas, o macarrão ou o suco preferido... ela ajuda e eu consigo vencer a lista mais cedo, sem muitas complicações. Também não posso reclamar do comportamento dela, pois nunca tive que passar pela humilhante sensação de arrastar o filhote berrando pelos corredores porque neguei alguma coisa... ela ainda aceita os 'nãos' com certa submissão hierárquica.

O problema está na dose do consumo. É evidente que se nos encantamos, os adultos, com as várias opções que temos diante da compra necessária, imagine a criança. Se vamos à sessão de temperos, que deslumbre, tem de tudo, a gente não sabe nem pra que serve tanta especiaria, mas eu adoro levar aquelas mais malucas, coloridinhas e bem desconhecidas, nem que isso represente uma péssima surpresa ao jantar. Passando nos eletrodomésticos, namoro a adega, a cafeteira expresso e o vídeo game. Tem também um DVD interessante, uma travessa linda e um relógio de parede encantador...ah, e os copos... adoro copos! E plásticos.. já viu alguém gostar de pote de plástico? Eu adoro... só ver mesmo, nas prateleiras... não compro nada. Na minha cozinha, só vasilhame de vidro... mas os plásticos me encantam, sei lá porque... tem sempre uma novidade interessante e útil... outro dia vi um conjunto plástico para picolé, lindinho e um copinho infantil que era uma sanfona, virava uma moeda grande, prático pra colocar na bolsa e sacar quando a filha pede água. Baldes, organizadores de plástico, de vime, sessão de toalhas, tapetes, lençóis... tudo é bom de ver.

Entendo minha filha. Por enquanto o mundo dela está na sessão de brinquedos, e lá ela aprenderá a curtir o novo sem necessariamente comprar absolutamente tudo... aprender a dosar o consumo necessário e o supérfluo é uma lição pra vida toda. Mais adiante, ela só trocará de corredor no supermercado...


2 comentários:

Rita disse...

Oi, Isa!

Olha, confesso que até já gostei de supermercados, mas hoje em dia adio o quanto posso. Talvez seja a correria que raramente permite que eu possa fazer as compras com calma. É sempre com os minutos contados. Sem falar que ultimamente temos sido premiados com todos os queijos estragados, apesar de estarem dentro do prazo de validade. Um horror. Outro dia vi tomates-cereja com validade vencida há 9 dias! Aff.

Beijinho,
Rita

Anônimo disse...

Eu adoro fazer compras no super...adoro ver as novidades, passear mesmo huahuia...so n gosto de ter q carregar e guardar td depois! Beijoss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...