RSS

terça-feira, 29 de junho de 2010

Em boca fechada não entra mosca

Já dizia o ditado popular... em boca fechada não entra mosca.

Pode até ser verídico. Na boca fechada, não há o incômodo da mosca, pois afinal, moscas incomodam e não devem lá ter um bom gosto.

Mas não é com 'bocas fechadas' que se faz cidadania. Muito ao contrário.

Você ficaria calado se presenciasse um crime? Ficaria calado se estivesse nas suas mãos a revelação de um fato importante? Calaria se a paz de alguém dependesse de você? Calaria se pudesse impedir um erro com sua voz? Negaria a palavra se o seu testemunho fizesse justiça?

Muita gente cala. E cala por dinheiro, por inveja, por medo de alguma coisa que não sabe bem o que é. Cala simplesmente porque não quer se envolver. Porque delega ao outro atitudes que só ele mesmo poderia fazer. Silencia por covardia, por ignorância, por mesquinharia, por pequinês de espírito.

Ainda bem que existem os que gritam. E gritam porque não se importam em engolir moscas, ou sapos, ou qualquer outro bicho estranho. Gritam porque são cidadãos comprometidos com a verdade e com a justiça. Gritam porque tem respeito à sua opinião e ao coletivo. Gritam porque não se intimidam. Gritam porque estão ao lado da verdade.

O grito de um só encoraja alguns 'bocas fechadas'. O grito de um sempre será mais alto do que um grande coro de 'bocas fechadas'.

Cidadania é feita com coragem. E um país de verdade só existe se nele há cidadãos.

Basta à impunidade. Basta ao silêncio covarde.


1 comentários:

diariodumapsi disse...

Nossa Isa, hoje você tá que tá heim...Mas concordo com você, o nosso povo está muito calado... para as injustiças, os impostos, a roubalheira, o crime, o tráfico, a morte!
Boa noite,
Gd beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...