RSS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A lógica do tubarão


Custo a entender, por vezes, a razão pela qual um outro ser humano age de forma, sob meu ponto de vista, equivocada. E entendo menos ainda quando esta mesma pessoa continua insistindo em agir da forma que elegeu, muitas vezes persistindo nos mesmos erros, agarrada em suas convicções e lógicas transversas.

Outro dia desses, lendo crônicas filosóficas, deparei-me com uma tese denominada 'a lógica do tubarão'. Certa vez, Jacques-Yves Cousteau, o maior oceanógrafo do século XX, indagado por um jornalista sobre quais as chances de alguém escapar com vida de um ataque de tubarão, afirmou: 'as chances são nulas'. Indignado, o insistente jornalista perguntou, na sequência, se o tubarão, mesmo alimentado, ameaçado por um arpão, à noite, etc., etc., etc., continuaria  a atacar. A resposta, novamente, foi: 'o bicho atacará de qualquer modo'. O jornalista, irritado, bradou: 'mas isso não tem lógica!

Diante do impasse, Cousteau arrematou: 'tem sim... é a lógica do tubarão'!

Essa constatação, em comparação metafórica, pode ser aplicada, sob diversos aspectos, em nossas ocasiões cotidianas. Quantas vezes nos deparamos, assustados, com verdades truncadas, comportamentos tortos, ações inadequadas que, de acordo com nossos princípios, apresentam-se de forma totalmente equivocada.

Esquecemo-nos, por certo, que a motivação escolhida para direcionar a conduta passa longe dos critérios que cada um estabelece para si próprio como correto. A lógica do outro nunca será, ao menos completamente, a mesma para todos. 

E quantas vezes me pergunto, observando o comportamento alheio: 'Mas por que motivo ele agiu assim? O que o levou a concluir dessa forma? Qual foi a premissa eleita para esta conduta?

As respostas, quase que na maioria das vezes, não permitem encaixar a totalidade das peças do quebra-cabeças. Sempre falta uma, duas, três... e a figura não se completa.

A hipótese descrita sobre a lógica do tubarão esclarece que não apenas ao peixe, mas principalmente dentre os humanos, muitas fontes são base para direcionar ações e verdades, sendo praticamente impossível prever ou deduzir qual será o próximo ato.

Tubarões são mais simples, sabe-se que eles sempre atacam...








0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...