RSS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Gogo's Land


Então. A nova mania aqui de casa é a Gogo's Land. São mini bonequinhos que representam as dezenas de personagens de Maurício de Souza. Eles vêm em duplas, junto com quatro figurinhas, para um álbum, ao custo de alguns reais o pacotinho.

O álbum, em si, não tem nada de especial. Aliás, as figurinhas são o que menos interessam. O que importa mesmo são os Gogo's (não me perguntem o porquê) #perguntaproMaurício

Minha morena de seis anos ficou encantada. Anda pra lá e pra cá carregando seus vinte minúsculos Gogo's (de um total de sessenta), e volta e meia se desespera quando percebe a falta de um deles. Nem preciso dizer o quanto é apaixonada pela Turma da Mônica (alguém não é?), e ver seus personagens favoritos concretizados em bonequinhos, como que saltando dos gibis para permitir brincadeiras materiais, foi a descoberta do fim de semana.

Já estou às voltas para confeccionar mini casinhas de feltro para cada um dos personagens da Turma do Limoeiro (na verdade, os Gogo's moram na Rua do Limboeiro), com direito a cemitério para a turma do penadinho e cavernas para os pré históricos. E já caí na brincadeira também, com muito gosto.

Cada um dos bonequinhos conta com habilidades específicas (uns saltam mais longe, outros são mais fáceis de pôr em pé, e assim por diante), e o álbum sugere ainda diversas brincadeiras que se pode fazer com os simpáticos personagens.

Sem dúvida, nova mania entre a criançada dos seis e sete anos (#tôdentro).

O que mais me surpreende, fora a grande capacidade de se criar coisas simples que encantam a criançada, é ver que, no fundo no fundo, brincadeira de criança ainda é muito ligada ao imaginário. Não nego que eu também, quando meus primeiros dente de leite caíam, fantasiava situações para brincar... uma hora era super herói, outra era princesa, bruxa, gatinho, pássaro, médica, cientista ou astronauta...e não desgarrava dos meus gibis da Turma da Mônica, que me acompanharam por muitos anos (pena que ainda não existiam os Gogo's...).

É evidente que isso varia muito de criança a criança, as preferências são pessoais... mas a verdade é que, mesmo com toda a tecnologia e o mundo digital que a cerca, seus interesses primários ainda são muito parecidos com os que me rodeavam. Simular situações, das mais variadas, usando como pano de fundo Gogo's ou as antigas fofoletes, é o que toda criança necessita para tornar-se futuro.

E homenageando Carlos Drummond de Andrade, que completaria 109 anos neste 31 de outubro:


“ Brincar com crianças, não é perder tempo, é

ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escolas, mais

triste ainda é vê-los sentados sem ar, com

exercícios estéreis sem valor para a formação do

homem”

Uma última nota: apesar das semelhanças, o mundo é mesmo outro...crianças não são como as de antigamente, por certo. No cantinho do álbum, o endereço do site já foi devidamente localizado e acessado pela minha gogomaníaca, que ainda arrematou: 'eu queria arranjar um jeito de agradecer o Maurício por ter feito o Gogo's pras crianças, mãe! Oooooo, filha, pode deixar que a mãe arranja um jeito de agradecer! Você promete? Prometo!'


Então, caro Maurício, espero que chegue até você esta singela homenagem. Obrigada pelos gibis, que permitem reviver minha infância na leitura de minha filha...obrigada pelo gogo's, que nos permite continuar voando nas asas da imaginação.


E mais vivas a Maurício de Souza, que não se contenta em 'apenas' contribuir para a descoberta da leitura de gerações, mas também de formar indivíduos plenos, cidadãos conscientes, com ternura, criatividade, sem deixar de lado a modernidade que já faz parte de tudo que nos cerca.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...