RSS

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Eu brincava de...


Dia desses, conversando em uma roda de mães, o papo era: os brinquedos de hoje em dia, brinquedos de meninos e de meninas (existe isso?), os brinquedos da nossa época, e assim por diante.

Muitas opiniões diversas, alguns questionamentos e muitas reflexões.

Sim, os tempos são outros. Hoje nem existe mais criança que brinca na rua (ou pelo menos, não tanto como antigamente), existe uma avalanche de pulas-pulas e piscinas de bolinhas à disposição, vídeo game e computadores, jogos incríveis com histórias e enredos de encantar até os adultos, filmes, enfim, um mundo de encantamento infantil especialmente criado pra eles.

Na minha infância era diferente. As brincadeiras eram diferentes, mais simples, porque as opções eram restritas... não havia uma indústria do mundo infantil como há hoje. Esperávamos os lançamentos da Estrela, única indústria de brinquedos da época que os fabricava com segurança, que chegavam somente no Natal e no Dia das Crianças ao som da música... A Estrela é nossa companheira, nossa brincadeira, nossa diversão... a Estrela entende a gente e traz sempre pra gente uma nova invenção... Alguns dos brinquedos lançados àquela época ainda são clássicos até hoje. todavia, diante das inúmeras opções, o brinquedo acaba sendo só mais uma das possibilidades de entretenimento.

Uma das mães opinou: e os brinquedos de menino? São muito melhores do que o das meninas, mais interessantes... Bom, eu só tenho uma menina, fica difícil opinar, mas, sinceramente, não acredito que se realmente os 'de menino' são mais criativos, esta distinção possa efetivamente trazer uma melhora do desenvolvimento masculino em detrimento do feminino. Criança brinca com o que tem e com o que tem afinidade. Já vi meninas com as tradicionais bonecas e outras que não as suportam. Já vi meninos brincando de super herois e outros que só gostam de dinossauros e outros bichos. Não há uma regra... há interesses diversos.

Lembro de ter brincado muito de jogos... de encaixe, de genius (aquele de memorização de sequência de luz e cores, lembram?), de quebra cabeça, de memória, cara-a-cara, tabuleiros, moranguinho. Lembro de um boneco que gostava, mas não brincava muito. Ele ficava lá, exposto, com o rosto todo pintado de caneta (uma travessura minha, pois é). Lembro de atazanar meu irmão mais novo (essa brincadeira era boa, haha).

Até hoje, muito desta minha história ainda permanece latente. Com minha filha, brinco muito destas mesmas coisas, e ela também adora, embora ela tenha um lado imaginário e lúdico muito mais criativo do que o meu. 

Graças a Deus, os filhos sempre nos surpreendem e nos melhoram.

E você, brincava do que quando criança?




0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...