RSS

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vida...


Fazia tempo que não postava aqui no blog... uma semana acho eu. Muito tempo...

Foi necessário. Este meu compromisso diário, que gosto tanto, que me faz tão bem e que, já me disseram tantas vezes, faz bem a tantos outros, precisou de um tempo.

Tempinho curto, se pensarmos por certo ângulo... a vida é longa muitas vezes, e uma semana parece muito pouco... voa.

Pois bem.

Durante esta semana, talvez a mais atribulada e tormentosa desta minha caminhada terrena, bons e maus acontecimentos marcaram meu cotidiano. O incrível é que por mais que tenhamos a certeza de que o melhor é não sofrer (e quem gosta de sofrer?), precisamos passar por sofrimentos para evoluirmos, amadurecermos, seguir em frente mais fortes e soberanos. E depois que o sofrimento passa, entendemos e aceitamos que foi necessário... 

Que coisa maluca... a princípio lutamos a vida inteira para 'ser feliz', um conceito abstrato, meio longínquo da realidade e nos deparamos, a maioria do tempo, com episódios de sofrimento (dor, doença, morte, rancor, raiva, medo, tristeza). Os momentos de alegria e de felicidade aparecem esporadicamente, como que brincando com a gente, apenas para demonstrar que tudo vale a pena, e logo depois o ciclo reinicia...

Com o sofrimento não é diferente. Ele chega, instala-se, e passa como uma brisa, às vezes ventania e tempestade, mas passa, sempre... e depois entendemos que ele foi necessário. E este tempo varia, de pessoa a pessoa. Uns compreendem mais rápido, outros nem tanto. Há aqueles que passam a vida tentando entender a sua real necessidade...

Creio fervorosamente que há uma lógica em tudo isto. Crescer é tão fácil, é apenas uma questão de tempo... amadurecer não necessita de tempo, apenas de compreensão. E como é difícil compreender, entender que a vida não é somente o dia a dia, o acordar e dormir, o casa-trabalho-casa, mas uma sucessão de acontecimentos que nos permite evoluir.

Uns parecem tão maduros, fortes e decididos... outros tão frágeis, infantis e quebradiços e estamos todos juntos, aqui nesta caminhada efêmera, volátil e rápida.

É como a vida e a morte, andam juntas e se complementam, dependem-se mutuamente e subexistem uma com a outra... crescimento e sofrimento idem.

E aí vem o amor... o elo que une e conforta... o elemento que constroi e preenche.

E tem o perdão... que liberta e renasce... que recomeça e ilumina... que cura e limpa.

Seria tão mais fácil viver apenas pelo amor e pelo perdão... mas ainda precisamos do sofrimento para renascer e ser feliz, para preencher vazios e cicatrizar feridas, para renascer e recomeçar, sempre!

Que assim seja.

(Este post foi dedicado a todos que sofrem, por qualquer motivo, para que vislumbrem um horizonte mais brando e harmonioso logo em frente, para que continuem suas caminhadas com o talento e a força que lhes foi doado assim que nasceram, e que, assim como eu, tentam compreender e aceitar as razões da vida e da morte com mais serenidade e fé)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...