RSS

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bruxas, festas e mitos

No Natal passado, que foi extremamente divertido por sinal, família reunida, brincadeiras e gincanas sensacionais, uma certeza ficou... essa festa tem que ser repetida mais vezes durante o ano.

E assim foi, logo veio a Páscoa, a Copa e a Festa Junina, eventos que foram inesquecíveis por aqui. O tema, apenas um pretexto pra encher a casa de familiares e amigos mais chegados.

Agora vem o Halloween, já está decidido. Tem data marcada, convites feitos e animação para a decoração e quitutes. Será mais uma festa daquelas, com família, amigos, muita diversão e casa cheia. Eis que me deparo com algo interessante.

Procurando no Google sobre o assunto, para ter ideias de como decorar a casa para o evento, além de doces e salgados temáticos, em muitos blogs verifiquei um certo ar de preconceito contra a festa. 'É festa norte-americana', 'não tem nada a ver com os brasileiros'... e mais adiante... 'ninguém sabe nem o que significa, bando de brasileiros influenciados'.

Não consigo compartilhar deste pensamento simplório. Uma festa, no meu ponto de vista, é só um pretexto, uma brincadeira saudável entre aqueles que se gostam e se querem juntos, para desfrutar de momentos agradáveis. O tema apenas serve para dar o molho, o caldo, a liga. Poderia ser a festa do pescador, do sol e das estrelas, da água, continuaria sendo a mesma coisa... apenas uma festa, com os mesmos objetivos. Se forem alcançados, ótimo... se não, vale pela tentativa.

Datas são simbólicas por representarem algo. Efetivamente, o Halloween nada significa para nós, não faz parte da nossa história e significado. Mas não acredito que o fato de utilizá-lo como tema possa reverenciar uma cultura estrangeira em detrimento da nossa, mas apenas interpretá-la como globalizada e aceitar, em definitivo, que todas as culturas tem condições de contribuir positivamente umas com as outras.

Por aqui, com certeza, a contribuição será positiva. A festa será o máximo. E os incomodados, nacionalistas de meia tigela, que sequer sabem a diferença entre o 7 de setembro e o 15 de novembro, que mordam suas línguas e morram de inveja.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...