RSS

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Recordar é crucial



Algumas palavras, por mais corriqueiras que sejam, trazem em seu cerne um conteúdo pra lá de reflexivo, mas despercebido na maioria das vezes.

Eis que no mural da minha rede social surge: RECORDAR, do latim re-cordis, significa ‘voltar a passar pelo coração’.

Ponto, parágrafo.

Li. Reli. Refleti.

Se recordar é voltar a passar pelo coração, nada mais lógico do que apenas permitir-se relembrar de algo, alguém ou coisa que o valha de forma positiva. Afinal, nada deveria passar novamente pelo coração senão lembrança muito cara, muito especial e muito boa.

Na prática, infelizmente, a teoria é outra. Quantas vezes lembranças negativas, tristes e experiências mal sucedidas insistem em retornar à mente, criando o mesmo mal estar de outrora. Se contássemos, talvez, o saldo da balança insistiria em pesar para o lado errado, aquele que, justamente, contraria o real significado de RECORDAR.

Não deveria ser esforço relembrar apenas do que cria uma atmosfera vibrante, positiva e plena. Mas o é.

Se a etimologia das palavras for plenamente considerada, o ato de recordar deveria ser positivo em 100% das vezes.

Porém, vigiar os pensamentos de forma a obrigar-se a enxergar aquilo que remete à felicidade pode, muitas vezes, parecer exercício de Pollyana tresloucada, num jogo do contente interminável e falso.

Persistindo e treinando, o verdadeiro significado de RECORDAR agrega-se ao velho e bom cotidiano nosso de cada dia de forma responsável e lúcida. Afinal, até aquela amarga lembrança pode, ao passar novamente pelo coração, ganhar sua colher de açúcar para transformar-se em um ensinamento levemente adocicado - tragável, enfim.

É crucial saber encontrar esta medida.

Não é por menos que a palavra CRUCIAL tem este sentido. Criada por uma metáfora do filósofo inglês Francis Bacon, no século XVII, não se refere à cruz, símbolo do Cristianismo, mas sim, a uma encruzilhada formada por duas estradas que se cruzam e onde viajantes, não familiarizados com o caminho, devem optar por um deles, tomando uma decisão ‘crucial’ e que afetaria diretamente seus destinos.

Assim, #ficaadica: RECORDAR é CRUCIAL: defina seus parâmetros!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...