RSS

sábado, 21 de julho de 2012

Meninas ou Mulheres?



Navegando sem rumo na internet, deparei-me com uma matéria interessante: comportamento de meninas entre 6 a 9 anos. Certa vez, na televisão, já havia assistido a um programa em que demonstrava a preocupação com o corpo e com a imagem de meninas na mesma faixa etária. Era assustador.

Em praticamente todas, a imagem real que faziam de si mesmas era deturpada. Achavam-se mais gordas do que realmente eram. Queriam ser mais magras do que uma aparência saudável determinava. Isso em meninas que recém haviam completado seis anos de idade.

A pesquisa referente à figura que ilustra este post tinha um foco diferente. Psicólogos mostraram a imagem e fizeram quatro perguntas para as garotas: Qual delas se parece com você? Com qual delas você quer se parecer no futuro? Qual é a mais popular? Com qual delas você gostaria de brincar?

Também de forma assustadora, mais de 68% das meninas responderam a todas as perguntas escolhendo a figura da esquerda.

Não é difícil perceber, entre meninas dessa idade, comportamentos estranhos para a faixa etária em que se encontram. Interesses em saias curtas e disputa pelo menino mais popular da escola parecem ser mais comuns do que se imagina. São poucas as que ainda se interessam por brincadeiras tipicamente infantis e que pouco ligam para as tendências de moda.

E as lojas acompanham este perfil dominante. É extremamente difícil encontrar roupas adequadas a esta faixa etária de meninas. Eu que o diga. Corpetes tomara que caia, saias com fendas, rendas e transparências, sapatos com salto e até meia arrastão são itens rapidamente encontrados. Maquiagem, estampa de oncinha, cabelos com penteado elaborado, unhas feitas, embora ainda me assustem, não são mais raros em crianças que ainda estão longe da puberdade. E ainda há mães e pais que aplaudem e incentivam a transformação de suas meninas em mulheres... aterrorizante, pra não dizer bizarro.

Novos tempos? Outros tempos? Que tempo é esse?

O que há de errado em esperar uma idade mais adequada para explorar esse universo? Onde estão as meninas que são simplesmente meninas e não miniaturas de gente grande?

Não tenho dúvida alguma que um comportamento que determina vivenciar experiências precoces é extremamente prejudicial. Cria universos adulterados, oferece mensagens envenenadas, propiciando baixa auto estima, na medida em que incute na criança a sua aceitação social apenas tendo em vista sua imagem 'bacana', 'sexy' e 'descolada', exatamente numa fase em que se estabelece a identidade social para a vida toda.

Se este é o novo mundo, estou conscientemente bem longe dele...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...