RSS

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mais do que só xadrez



Sempre curti muito jogar xadrez. Não me lembro quem me ensinou ou como aprendi, mas não foi sacrifício nenhum memorizar alguns movimentos referentes às peças específicas do jogo.

Também nunca estudei xadrez. Deveria tê-lo feito. Jogaria bem melhor. Perco algumas vezes exatamente por não conhecer a fundo as regras do jogo. Mas só pela diversão sempre valeu.

Impressionante como um jogo aparentemente simples consegue ser mais do que um jogo. É estratégia. Tem aparência de guerra, medieval, as próprias peças nos remetem a um passado distante, onde bispos, cavalos e torres imperavam, peões subordinados, rainhas e reis determinantes de uma história cuja vontade deveria ser obedecida, sem questionamentos.

As peças nos ensinam sobre hierarquia, espírito de equipe, especialidades individuais. Caminhamos sobre um tabuleiro, ou melhor, um terreno cuja guerra é declarada e todos com o objetivo de derrubar o rei alheio.

O jogo nos ensina a pensar. Pensar diferente, de um jeito que o ato de hoje, a jogada, não deve ser apenas um movimento qualquer. Deve estar conectado com o movimento seguinte, e o próximo, o próximo, até alcançar o objetivo que, obviamente, já deve estar traçado.

Até que o adversário o faz mudar toda a rota traçada. Ah infeliz! Aquele cavalo arruinou minha jogada! Se perder a atenção por um momento, sua rainha terá a cabeça cortada!

Muitos cavalos, bispos, rainhas mandonas e torres desajeitadas modificam nosso rumo diário. Nos desconsertam, nos provocam mudanças e repensares. Peões subordinados incomodam e por vezes até assustam, de tão capachos. E o autoritarismo de reis, que pouco fazem, mas muito mandam, por vezes ditam regras esdrúxulas e mal iluminadas, conturbando o caminho de muitos.

Não me parece apenas um jogo. É o retrato da vida real. De alguns dias ou de todos os dias, dependendo da sorte.

E minha menina, com seus minguados oito aninhos, aprendeu hoje que, tal como no xadrez, o jogo da vida se perde e se ganha, mas a satisfação de ter feito o seu melhor sempre ficará latente!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...