RSS

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tempo contado


Uma imagem hoje chamou minha atenção. Ronaldo, o fenômeno, está prestes a encerrar sua carreira (de novo?), desta vez pela seleção brasileira. Amanhã, terá quinze minutos suados de jogo e pede a gentileza dos colegas em 'cavar' um pênalti para que ele possa bater e, com sorte, encerrar a sua participação com um golzinho.

E em toda esta pompa para o encerramento da carreira dele, no alto dos seus 34 anos, o recém aposentado recebeu de presente um relógio da CBF avaliado em 43 mil reais, debochando do Presidente de seu atual clube, Corinthians, insinuando um possível roubo do mandatário corinthiano.

O engraçado nesta história toda é o relógio. Um simples artefato inventado pelo homem, capaz de contar o tempo. Tempo este que só jogou a favor de Ronaldo, que pode gozar sua gorda (em todos os sentidos) aposentadoria, antes mesmo de chegar aos trinta e cinco anos.

Privilégio de poucos, pouquíssimos, na verdade.

Dizem os repórteres esportivos que Ronaldo começou sua carreira meteórica aos 16 anos, no futebol profissional. Portanto, em menos de 20 anos de 'trabalho', pode usufruir da doce paz da aposentadoria. E, diga-se de passagem, que o salário recebido por todo esse tempo de 'traballho' não era nada mal.

É incrível com o brasileiro idolatra seus jogadores e alimenta uma indústria de esporte milionária, quando tantos sequer juntarão, durante toda a vida, um único salário ganho por um jogador de um time mediano. Os disparates são imensos e a valorização, distorcida.

Enquanto temos bombeiros no Rio de Janeiro, que ganham R$ 950,00 por mês, professores em Santa Catarina que protestam pelo pagamento de um piso salarial determinado pelo STF, temos jogadores de futebol que se aposentam, sob os olhares de um país inteiro preocupado com a imensa barriga que desponta, ganha um presente de R$ 43 mil e ainda debocha do presidente da empresa que o empregou.

E o futebol ainda renderá muito debate por aqui. As obras para a Copa do Mundo no Brasil que o digam!

Quanto tempo ainda levaremos para estabelecer as verdadeiras prioridades para este país?

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...