RSS

domingo, 18 de julho de 2010

A borboleta

Existem cenas que te emocionam naturalmente. As inusitadas, então, aquelas que te pegam de surpresa, mais ainda.

Num dia absolutamente comum, estava saindo do prédio onde minha mãe mora, eis que me deparo com uma cena interessante. Um senhor, parado ao lado de seu carro, na garagem, observando e contemplando uma bela borboleta. Dizia a todos que ali passavam... olha só, que linda, fazia tempo que não via uma dessas... olha as suas cores, olhe o formato das asas, olha que delicadeza de inseto!

Parei, olhei e continuei meu caminho. Num primeiro momento aquela cena mais pareceu aquela propaganda em que todos ficavam em volta de um vasinho, felizes da vida por estarem diante de uma flor...e uma voz dizia...'você precisa se aventurar mais'.

Evidentemente que a urbanização das cidades nos afastou um pouco do ambiente natural. O concreto acaba estando mais presente do que uma floresta, ainda mais em minha cidade, onde não se cultiva muito a exploração de parques e floresta nativa. Por tais razões, é corriqueiro não prestarmos atenção nestes pequenos detalhes. A agitação do cotidiano, muitas vezes, não permite.

Mas o que me chamou a atenção, realmente, naquela cena inusitada, não foi a contemplação daquele senhor, muito pelo contrário. A borboleta era linda mesmo, elogios eram inevitáveis. Mas o simples fato de se parar, olhar e perceber o que há de bonito em volta, nos dá uma pausa de segundos que podem fazer a diferença no seu dia. Foi o que aconteceu comigo.

Aquela cena ficou gravada em mim para mostrar o quanto é importante perceber o que há de belo em minha volta... o nascer e o pôr do sol, a chuva que molha, os pássaros construindo os ninhos, as ondas do mar, o sorriso de uma criança. Há tanta coisa linda que nos cerca e nos preocupamos tanto com coisas realmente insignificantes: o trânsito infernal, os desafios do trabalho, o cansaço...

Fazer os dias mais leves e produtivos só depende de nós mesmos. O trânsito continuará caótico, haverá sempre novos desafios a enfrentar, e o corpo sempre precisará de descanso... E você, há quanto tempo não observa as cores do céu, as estrelas, cheira o belo perfume da dama da noite ou ouve os barulhos de grilo?

Mantenha sempre vivo o 'momento borboleta'... ele faz a diferença.

1 comentários:

diariodumapsi disse...

Ei Isa!
È isso aí, precisamos ver o lado belo da vida!
Gd beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...