RSS

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Lembranças da infância


É engraçado como depois de ter filhos, nós voltamos a ser criança todos os dias. Ver o seu anjinho crescer te remete, a cada momento, a como você viveu sua infância e o quanto é saboroso viver esse pedaço da vida de forma plena.

Algumas coisas você faz questão de repetir, numa tentativa desesperada de fazer com que seu filho sinta a mesma emoção e tenha a mesma recordação que você teve e tem até hoje.

São doces esses momentos, que voltam sim, na ocasião em que você curte, junto de seu filho, as descobertas e as vitórias próprias de cada idade. Hoje, lembro de minha mãe com os meus 35 anos, fazendo, em ciclo repetitivo tudo o que venho fazendo com minha pequena. Lembro do quanto a admirava, do quanto a considerava guerreira e perfeita, do quanto sua presença me fazia bem... e é muito bom pensar que minha filha sente o mesmo por mim. É uma sensação de paz, de amor, de estar fazendo o meu melhor, tal como minha mãe também fez por mim.

Meus desenhos preferidos, minhas brincadeiras favoritas, meu jeito de desenhar, escrever e buscar novas informações (ainda na Barsa, índice no volume 15)... tudo é muito diferente e distante da era Google, mas ainda tem sabor infantil. Minha filha vive uma infância conectada com a primeira década do ano 2000. Já tem celular, domina o mouse e desliza o dedinho e telas touchscreen com precisão invejável. Insiste em ter perfil no orkut, facebook (não dá filha, você é ainda muito novinha) e pergunta o que é esse twitter aí que você gosta tanto mãe?

Ainda que diferente de mim, a infância de minha filha, com certeza, marcará nela um pacote enorme de boas lembranças para a fase adulta, que tem no meio uma vivência adolescente e juvenil como rito de passagem.

O melhor de tudo isso é observar todo o seu desenvolvimento e, de quebra, recordar do meu tempo de criança... E nesse contexto, o jargão sobre 'o nosso lado infantil sempre ativo' fica latente, lembrando-nos que a melhor fase da vida pode, sim, ser vivida em todos os momentos, ainda que somente revivida em doses homeopáticas.

Feliz Dia das Crianças minha filha!


1 comentários:

Diogo disse...

Revivi nossa infância lendo seu post.. Vontade de vive-la novamente, agora com os filhos que virão :) Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...