RSS

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

E o tema de hoje é...etiqueta na blogosfera!!!

Sim, caro leitor, também temos regras de etiqueta na blogosfera.

Como se não bastasse a série imensa de protocolos sociais, ainda temos que nos preocupar com boas maneiras digitais.

Tenho 34 anos. Quando era criança, esse mundo virtual não existia e só fui efetivamente apresentada a ele quando entrei na faculdade, já com meus 17 anos. Confesso que fiquei absolutamente deslumbrada com esse mundo de cliques e comunicação a jato... até hoje sinto-me dominada e ainda encantada por ele. De lá para cá, os jovens de hoje, que hoje têm 17 anos, já foram criados neste mundo virtual de forma natural, desde que nasceram. As crianças que tem 10 anos, já possuem seus protocolos virtuais bem definidos.

Lidar com regras de etiqueta no mundo virtual, para os atuais adolescentes, é algo normal, sem traumas. Excrever axim, pq td eh mt rápido, também não tem problema nenhum. Os pais, descabelados pelo medo de que seus filhos não consigam escrever corretamente, não conseguem entender a separação desses dois mundos: o virtual e o real, pois isso não existia.

As redes sociais, orkut, facebook, os comunicadores como o msn, skype, twitter são uma verdadeira revolução na forma de se relacionar e também de comunicação humana. O e-mail já está tão familiar quanto a mensagem de texto via celular.

Mas há seres humanos mal educados em qualquer ambiente. No mundo digital, isso também acontece. O problema é que, por estarem distantes, as pessoas acreditam que não precisam obrigatoriamente ser educadas, quando na verdade, a distância física maior ou menor não tem relação alguma com a necessidade do comportamento adequado.

A blogosfera, termo criado que define o mundo dos blogs, também tem seu padrão de comportamento bem definido. No momento em que iniciei meus primeiros passos nesse novo ambiente, não tinha percebido certos deslizes, que eu também cometi como novata. Começo a irritar-me com algumas atitudes alheias, e passei a pesquisar sobre o assunto.

Realmente, já há regras de etiqueta na blogosfera, inclusive positivadas, escritas e bem marcadas. Do blog DicasBlogger, extraí as mais difundidas, que resolvi divulgar por aqui, familiarizando todos os que por aqui passam desse nosso mundo novo virtual:

  • POSTS: Para as postagens, a regra de ouro é: 'não copie um post integralmente de outro blogueiro'. Para criar e manter um blog, a criatividade e a autenticidade devem ser características inerentes ao blogueiro. Criar um blog para copiar ideias alheias é pura falta de educação! Se a mensagem do outro lhe agradou, melhor é desenvolver o texto com a sua personalidade, ou, no mínimo, divulgar a fonte. Crtl+C e Crtl+V jamais serão bem aceitos.
  • PARCERIAS: Ter blogs parceiros é absolutamente normal, ou seja, aquele que divulga o seu por carinho ou simplesmente por gostar de seu conteúdo. Mas, por favor, troca pura de links e exigir parcerias não soa bem, e a divulgação acaba sendo naturalmente rejeitada. Iniciantes: antes de pedir parceria, crie ao menos um blog com 'recheio'... um post só nem pode ser considerado ainda um blog!
  • COMENTÁRIOS: Neste quesito, boas maneiras significa respondê-los sempre. Pode ser no próprio campo de comentários do seu blog, ou mesmo ir no blog do remetente que deixou o comentário. Os leitores comentaristas agradecem!
  • CONTEÚDO: A língua portuguesa é realmente difícil e não é possível dominá-la por completo. No entanto, o internetês não pode ser considerado, muito menos utilizado, no mundo dos blogueiros. Cuidar com o uso adequado da gramática e da ortografia é o mínimo. Ninguém gosta de ler 'excessão', 'menas' ou 'seje'. Existe corretor gramatical para nos ajudar. Use-o sem limites!
  • LAYOUT: Um conteúdo excepcional fica ainda melhor com um modelo bonito, aconchegante e agradável aos olhos. Templates pesados, difíceis de carregar também são exageros. Músicas, excesso de imagens, falta de alinhamento, letras despadronizadas, posts muito longos... tudo é muito cansativo e desnecessário!
  • DÚVIDAS: Bancar o pedinte virtual é chato e deselegante... Na dúvida, pergunte ao Santo Google! Em geral, ele tem as respostas. Se não conseguir, tente ainda comunidades no Orkut ou mesmo fóruns de blogueiros, que estão dispostos a ajudar e, em último caso, no desespero, recorra aos conhecidos.
  • HUMILDADE SEMPRE: Errou? Peça desculpas! Não doi e resolve sempre! 

2 comentários:

Fernanda, a Noiva disse...

Adorei, Bela!
No começo ficava meio sem graça de responder aos comentários, ainda mais com o Diogo sempre pronto pra piadinhas. Quando comecei a responder, o retorno foi imediato e muito gostoso. O post vira uma troca, o blog um espaço super democrático, e eu fico toda boba! Hahahaha


Beijocas!

Isa disse...

Ele não entende, só nós, blogueiras, sabemos como é isso, haha.
Beijocas, linda! E obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...