RSS

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Meu amado português...

Sim, leitor, hoje teremos um post sobre uma de minhas paixões... a língua portuguesa.

Quando eu era pequena, sempre tive professores maravilhosos de português, que incutiram em mim admiração sobre todo e qualquer texto bem escrito, rimado ou não, mas bem escrito, com pontos e vírgulas nos seus devidos lugares, ortografia impecável, concordância e regência idem. E passei a estudar, com prazer, as famigeradas regrinhas.

Desde lá, então, adoro ler bons textos... mais do que simplesmente ler, adoro escrever... e fico fazendo e refazendo o texto, até que meu objetivo seja atingido, como uma pintura, uma tela, uma obra de arte. Mas não falo aqui de um texto rebuscado, quase inatingível. A grande sacada do texto escrito é uma magia única: a capacidade de reduzir em palavras, um pensamento.

E vou além. Quando redijo algo, busco sempre que o leitor possa, rapidamente, extrair daquele texto o mesmo espírito que foi meu impulso motivador a escrever, e que, principalmente, possa entender claramente todos os detalhes da mensagem a repassar. Parece óbvio, mas é raro ver alguém escrever com esses parâmetros. Geralmente, o que se tem é um texto simplório ao ponto de travar a leitura com tantas bobagens e erros primários, ou então, o outro extremo, uma redação tão rebuscada que só com o Aurélio do lado pra conseguir entender.

Tento alcançar o equilíbrio, que é o grande segredo para o crescimento e a felicidade. Este blog é a razão para este eterno exercício.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...