RSS

terça-feira, 14 de junho de 2011

O mapa do pirata


Eu sempre adorei os trabalhos escolares, como aluna. Dedicava-me ao máximo, queria fazer bem caprichado e, de quebra, aprendia sem perceber. Tenho ainda em minha lembrança os trabalhos por mim considerados os mais difíceis, aqueles marcantes, e são boas lembranças.

Hoje, revivo tudo isso através da minha filha, que neste ano está iniciando no mundo das tarefas escolares mais apuradas. Para esta quarta-feira ela deverá apresentar um trabalho sobre piratas, o tema que impulsiona o aprendizado, a pesquisa, as palavras, matemática, raciocínio, história (essa interdisciplinariedade é demais, não?).

Começamos a pensar juntos...ela eu e o maridão. Surgiu a ideia de confeccionar um mapa de cartolina, envelhecido (com café!), amassado e rasgado, onde constasse a formação da palavra 'PIRATAS', sendo que cada letra era extraída de algo também relacionado ao tema principal. E lá fomos nós para a pesquisa. Mr. Google ajudou muito, nem tive saudades da Enciclopédia Barsa dos meus velhos tempos.

P, de Papagaio, ave melhor amiga dos piratas... e sabe por quê? Simplesmente porque ela repete as ordens dos piratas, enfatizando o mando e a subordinação dos marujos. 1X0 pro trabalho escolar, essa eu não sabia.

I, extraído da palavra Navio, embarcação usada pelos piratas... tudo bem, essa eu sabia, 1x1.

R, do nome dado às típicas bandeiras dos piratas, Jolly Roger, duvido que você soubesse... eu não sabia, portanto, 2X1

A, do meio da palavra relacionada à pirataria moderna, falsificação. A pequena explica muito bem o que é, relacionando a falsificação a algo muito negativo e errado. Ponto para o trabalho de novo, 3x1

T, de tesouro, aquilo que é enterrado pelos piratas. Facinho, 3x2

A, agora extraído do nome do mais famoso pirata inglês, Barba Negra. Ele devia ser muito feio com essa barba enorme, concluiu minha filha. É, devia mesmo... Mãe, ele era inglês porque nasceu na Inglaterra? Sim, sim, (eu boquiaberta), mais um ponto para o trabalho, 4x2.

S, do nome de Dias Velho, o bandeirante que povoou a Ilha de Santa Catarina, morto pelos piratas. E o que é a Ilha de Santa Catarina, filha? - Ora, mãe, é a nossa ilha, a nossa cidade...ah, sim, claro! Indiscutível, vitória de 5 X 2 para o trabalho, para a pesquisa, para o tema, para o colégio, para nós três, para todo mundo.

O melhor de tudo é observar ela 'simulando' a apresentação do trabalho para os colegas...Sim, não basta apenas ter a ideia e executar. A exigência de hoje também determina a apresentação em sala de aula. Posso garantir que entendeu tudinho. E eu também.

E não é que a gente aprende também com trabalhos do 1º ano? Voltei aos meus 6 anos de idade hoje...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...