RSS

segunda-feira, 14 de março de 2011

Hora do café...


Eu adoro tomar café (#fato). Ultimamento tenho tomado purinho, pretinho mesmo, sem açúcar, sem adoçante, sem nada, pelo puro prazer do sabor.

Mas, na verdade, o que eu gostaria de abordar hoje é o poder que o café tem sobre as pessoas. E nem é o café em sim, mas sim a hora do café... aquele momento sagrado em que as pessoas se reúnem, num ambiente qualquer, pode ser até mesmo no trabalho, em casa, na viagem... para aquela pausa recarregadora, onde as armas são abaixadas, quando o espírito se abre, quando o formal cede lugar ao informal.

Certa vez, ao conversar com um ex-chefe, um advogado mais velho e muito mais experiente que eu, recém formada na época, comentou que a primeira providência dele, ao conquistar os primeiros honorários, foi comprar uma fazenda onde ele pudesse receber pessoas, amigos, potenciais clientes, enfim, gente do interesse dele para que ele aproximasse as relações sociais ao máximo.

Na época, confesso que achei aquele raciocínio um pouco estranho, meio egoísta até, mas hoje compreendo melhor o que ele quis dizer. Na verdade, a hora do café, ou da cerveja, ou de qualquer coisa que retire a pessoa do ambiente formal, sisudo, técnico, é capaz de revelar aos demais o verdadeiro ser que ali habita.

É com a informalidade que se descobre quem está por detrás da máscara firme, por vezes antipática, por vezes tímida ou temerosa. É na hora do café que as conversas ficam mais fáceis, mais risonhas e menos carrancudas... É na hora do café que encontramos amigos e até amores...

Ficamos mais descontraídos ao sentarmos para uma boa xícara de café.

É ou não é um grande poder?


1 comentários:

Ju Sizinando Rossi disse...

Querida Isa
Programei para quinta, dia 17, o post com algumas dicas de compras no supermercado, conforme tu pedistes.
Espero que eu consiga te ajudar.
Grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...