RSS

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As pessoas lhe influenciam?


Hoje estava filosófica. Pensava, dentre inúmeras coisas, sobre o poder. Mas não qualquer poder. Apenas sobre o poder que outras pessoas exercem sobre a gente. Sobre o nosso humor, nossa paz, nossa felicidade ou rancor, os que incitam o desprezo, a pena, a raiva, a inveja, enfim... pessoas que nos influenciam.

Talvez seja mais simples dizer que não percebemos o quanto uma outra pessoa pode nos influenciar, seja positiva ou negativamente. É menos vulnerável, não transmite fraqueza nem falta de personalidade. Parecemos mais forte se admitirmos que ninguém nos influencia.

Mas isto não é verdade.

Podemos continuar fortes, mesmo admitindo que pessoas exercem influências sobre nós. Isto é apenas humano, seres sociais que somos, nada demais.

O comportamento humano é engraçado. Basta entrarmos numa loja vazia, que logo ela enche. Humanos copiando humanos. Hoje estava na academia e inventei de fazer abdominal com bola. Até hoje ninguém tinha feito, pelo menos no tempo em que estou lá. Bastou eu encerrar a minha série que mais três mulheres resolveram fazer o mesmo... não é engraçado?

Partindo deste pressuposto, é inegável que somos influenciados diretamente pela ação de outra pessoa. Quem nunca olhou para cima, copiando o gesto de outro que fazia o mesmo? Vai que tem um o.v.n.i. por lá, não é mesmo? Também quero ver.

Saber domar estes instintos, todavia, é importante. Enquanto a influência for positiva ou mesmo sem importância nenhuma, até tudo bem, não há problema. Diferente ocorre quando negativamente nos sentimos diante do outro. Já escrevi aqui sobre Vampiros de Energia e a coisa é mais ou menos por aí. Estes elementos negativos nos agridem a alma, sugam nossas energias, nos deixam depressivos, tristes, irritados.

E tudo isso para quê? Por quê? Por que nos ligamos a seres assim? Qual a razão para este desconforto intermitente?

Muito mais fácil é nos distanciarmos... mas nem sempre é possível.

Devemos aprender, portanto, a pelo menos identificar as pessoas que nos perturbam e nos afastar categoriacamente.

Afinal, existem tantas pessoas no mundo que nos fazem bem... vamos nos ligar a estas!




2 comentários:

Fernanda Reali disse...

"Devemos aprender, portanto, a pelo menos identificar as pessoas que nos perturbam e nos afastar categoriacamente.

Afinal, existem tantas pessoas no mundo que nos fazem bem... vamos nos ligar a estas!"

Eu aprendi. Foi doído, mas eu fiz e continuo fazendo isso. Adorei o post.

bjs

Ju Sizinando Rossi disse...

Oi Isa! Adorei o texto!
Para atender ao teu pedido, pensei em postar a receita de um filé de pescada feito na panela. Facinho, facinho e bem light. O que achas? Gostas de peixe?
O bom dessa receita é que pescada tu achas em qualquer supermercado, congelado. E quase não tem espinhos.
Se não gostas de peixe, posto outra receita...
beijinhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...