RSS

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Arco e Flecha


Uma frase interessante ouvi esses dias. Adoro frases reflexivas, sempre me encantaram. Poucas palavras que, juntas, te instigam tanto... parece mágico.

Estava numa formatura de um querido amigo e depois daqueles longos discursos, o reitor da Universidade tomou a palavra. Dentre outras coisas, falou do orgulho de estar ali em duplo papel, o de reitor e o de pai. Um filho dele também fazia parte dos formandos.

E nesse momento o discurso, em que se esperava formal, tomou outro rumo. Inesperado para a plateia, por certo.

Ele disse: Os pais são arcos, filhos são flechas. 

E complementou: Por mais que você se esforce, treine, mire, nunca se sabe ao certo que rumo a flecha irá tomar. Ela pode realmente atingir o alvo, ou pode tomar outro curso inesperado, surpreendendo você, decepcionando talvez. Para mim, aqui como pai, é chegada a hora de assistir ao curso de minha flecha, que atingiu não o meu alvo, mas o alvo dele próprio, domando sua liberdade, seu talento e seu objetivo".

Um dia chegará minha vez também de assistir ao mesmo espetáculo. Saber ser arco também é fundamental para a boa trajetória da flecha. Um arco muito rígido, sem maleabilidade, quebra facilmente, e de nada vale. Por outro lado, um arco muito flexível não tem a rigidez necessária para permitir que a flecha alcance o ponto máximo.

Eis o eterno dilema, encontrar o equilíbrio...


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...