RSS

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Consumo feminino


Convenhamos: mulheres compram pacas. Isto é um fato. Até a mais sovina de nós é infinitamente mais gastadora do que um homem. Inegável, pois.

Talvez nem as mulheres compreendam o fascínio que a palavra 'liquidação' exerce sobre o cérebro feminino. É claro, que homem vai entender que temos que comprar sempre um outro sapato preto (apesar de ter mais de 20 pares, para eles iguais, no armário) e mais uma blusinha ou um jeans? Ora, é simples, o mantra 'estou sem roupa' é inevitável a cada duas semanas.

Mas, longe de atirar a primeira pedra, a intenção aqui é discutir sobre o poder de consumo feminino. Muitos estudos têm se aprofundado exatamente nas vantagens capitalistas deste poder. Qual empresa não gostaria de lucrar mais? Para isto, basta desvendar um simples mistério.

Se em toda compra, seja do universo masculino ou feminino, há uma mulher opinando, porque não tentar entender o raciocínio delas, a fim de convencê-la a adquirir tal produto? Hummmm, é aí que mora o perigo...

Dá pra entender, ou ao menos, supor, qual a lógica do pensamento feminino? Infelizmente (ou felizmente), creio que não. Cada uma, é uma. Para um homem, tanto faz de tem brilho, se é verde ou vermelho, se é lavável, se tem no mínimo cinco compartimentos, se permite várias opções de uso. Neste aspecto, o homem é mais objetivo: ele só não quer ouvir reclamações da mulher, e pronto, fica mais fácil pedir a opinião dela e encerrar a discussão do que insistir na objetividade.

E o bicho mulher é perigoso, dá pitaco na roupa do homem, lidera na compra dos produtos infantis e, é claro, não permite que ninguém, a não ser ela mesma, dê a palavra final na hora de suas próprias aquisições. E ai de quem contrariar...que lá vem a ladainha (acompanhada de uma bela cara emburrada).

Portanto, não há como fugir desta realidade. O mundo do consumo é nosso! Marketeiros de plantão estão desafiados a nos entender... tadinhos, dá até pena....

E as leitoras deste blog? Quais são seus impulsos de compra? O que lhe convence e o que lhe afasta da aquisição?

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...