RSS

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Balanços e retrospectivas


Esta semana que fica espremida entre o Natal e o Ano Novo é muito interessante, apesar de sua atmosfera de tédio. É nela que nos recuperamos dos excessos, dos encontros e desencontros do Natal, e ainda nos preparamos para uma nova festa. Aos olhos de alguns, o Reveillon é muito melhor do que o Natal, para outros, ocorre exatamente o contrário.

Não priorizo nem um, nem outro. Para mim, são momentos e festividades com objetivos totalmente distintos, ambos com valor e muito necessários. Balanços e retrospectivas, tanto individuais como coletivos, têm seu lugar, um cantinho especial.

É bom olhar para trás, mesmo que seja para olhar pela última vez algo que se quer esquecer. E se for para recordar de algo bom, por que não?

Depois do aconchego do Natal, surge o momento para encarar desafios, para mapear novos destinos, renovar esperanças. Virar páginas e escrever novas, aparar arestas e limpar as sujeiras das gavetas e do coração. Retirar entulhos, sob todos os aspectos, e buscar métodos para consolidar o que foi tanto prometido e esquecido.

A magia da virada do ano sempre irá perseguir a humanidade. Incrível como um novo calendário tem um poder de renovação implícito. Se pensarmos friamente, é só mais um dia que inicia, como todos os outros 364 que chegaram à meia-noite...

Mas o que seria de nós, se não fosse o 31 de dezembro? Quantos já não se encheram de esperança nesta data? Quantos não acharam que o péssimo velho ano findo seria o passaporte para uma nova história, mais doce, branda e prazerosa, como se todos os problemas ficassem grudados ao calendário anterior?

É bom fantasiar que isso ocorre. Já fiz isso e foi bom. Se precisar, faço de novo...

Costumo dizer que um ano bom é também aquele que foi péssimo. Nas dificuldades, aprendemos mais, amadurecemos mais, crescemos rapidamente. Então, quando chega ao final, vimos o quanto evoluímos, e a sensação é de paz. E se o ano não teve tanta turbulência, embora o progresso seja menor, tem seu valor a tranquilidade que emana de um ano vivido sem sustos.

Seja qual for o seu caso, seja qual for o resultado de seus balanços, a retrospectiva é válida para criar o solo fértil para o novo plantio.

Que venha 2012! Minhas sementes já estão prontas!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...