RSS

segunda-feira, 28 de março de 2011

Os cem gols


Já é notícia velha: Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, comemorou neste domingo o seu centésimo gol. Pensei sobre o assunto. O que todos esperam de um goleiro? Que ele impeça o time adversário de fazer gols, certo?

Errado. E não vou falar aqui de futebol...(embora goste)

Vivemos num mundo transformado. Hoje, goleiros que são apenas goleiros, são somente goleiros, eternos goleiros. Não há diferencial. As pessoas esperam mais, esperam surpresas, esperam inovação, esperam novidades.

Um goleiro goleador, isto sim! Isto é notícia, isto é interessante, isto é espetacular.

Goleiros que insistem em ser somente goleiros, por melhores que sejam, ainda continuarão goleiros, e com alguma carga pejorativa dentro deste contexto. Um lugar ao sol, hoje, depende não só de sua formação acadêmica, mas também de toda sua bagagem cultural, aptidões, dons e até inteligência espiritual. Você é engenheiro? É apenas engenheiro ou sabe também comandar uma churrasqueira? Conta pontos, sim senhor...

Você é ator? Não sabe cantar... oooo, que pena. E você aí, é músico? Não sabe compor? e você médico, não toca instrumento de sopro? E de corda? E o advogado aí conhece ballet? O desenhista aí da esquerda sabe quem foi Newton? O filósofo sabe ler uma partitura? Joga video game? O policial manobra bem um Ipad? Sabe qual é a religião oficial do Tibete?

Mas o que é que Newton tem a ver com música? E com o que a religião se conecta? Para que preciso saber o que acontece na Líbia? Tantos porquês, tantas cobranças, tanta informação. A conectividade impera e o mundo é tão veloz quanto a luz. As informações circulam em todos os cantos do planeta que fica difícil saber de onde vieram...

Cem gols feitos por um goleiro são suficientes? Creio que não...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...