RSS

quinta-feira, 3 de março de 2011

A...B...C...


Ontem aconteceu a primeira reunião do ano, na escola da minha filha. É o momento em que temos maior aproximação com o professor, com a estrutura da escola, com a sala de aula em que os pequenos passam a maior parte do tempo e, principalmente, tomamos conhecimento dos projetos que eles enfrentarão ao longo do ano.

Este ano, em particular, muitos serão os desafios de minha pequena.

Confesso que a reunião foi excelente, fazia tempo em que os encontros se limitavam ao famoso 'estamos aqui para ajudá-los, estamos sempre à disposição, blá, blá, blá. De concreto, muito pouco, pelo menos aos olhos de uma corujice materna.

Este ano foi diferente. Diante de mim, uma professora experiente, absolutamente segura, que conversou por algo em torno de uma hora e meia sem perder o rebolado, com conteúdo riquíssimo, muita experiência para compartilhar e repassar. E sem cansar a plateia, deu dicas de como enfrentar o ano, de como estimular os filhos, de como organizar o retorno de volta para casa, brincadeiras para fazer no carro enquanto intermináveis filas aborrecem todo mundo, dicas para estabelecer os horários e momentos de estudo, passando até pelas brincadeiras que os pais devem incluir na rotina dos filhos. Tudo com o objetivo de estimular a alfabetização, o vocabulário, o pensamento e a organização mental dos pequenos, que se vêem mergulhados em muita informação sem saber ao certo o que fazer com tudo isto. 

Demonstrou também como este esforço tem retorno, como isso é processado pelos alunos nesta fase de alfabetização e como os reflexos deste momento perdurarão por toda a vida escolar. 

Postura na carteira, mesa limpa e organizada, local adequado e iluminado, os básicos. 

Desafiá-los constantemente a repensar um outro final para uma história ou um outro título para ela, lembrar de todas as plantas que começam com C, ou F, ou qualquer outra letra, a fazer palavras cruzadas, a jogar forca, a classificar os brinquedos de forma diferente, mantê-los em constante funcionamento e movimento lógico, o diferencial.

Além disso, explicou sobre o atual processo de alfabetização, a abordagem da escola, como as tarefas escolares devem ser encaradas e dirigidas pelos pais. Sugeriu também o 'Livro da Biblioteca', que a cada semana vai sendo preenchido com o título, o nome do autor e o resumo da história. Ao final do ano, a criança poderá reler tudo novamente e ficará o registro de um ano absolutamente inesquecível.

Fiquei absolutamente segura. No primeiro encontro, já havia gostado da nova professora. Agora, admiro-a em absoluto e tenho a certeza de que minha filha está em excelentes mãos, firmes e carinhosas, na medida certa que a experiência lapidou.

Viajei no tempo. Lembrei de como minha mãe tão bem conduziu minha história escolar. Eu também tinha o livro da biblioteca, escrevia ali o título do livro, o autor e o resumo da história. Confesso que, na época, aquilo me parecia mais uma tarefa para fazer enquanto tantas brincadeiras mais interessantes estavam a me esperar. Mas sempre a obedeci. Isto, e tantas outras coisas fizeram a diferença em minha vida. Meu gosto pela leitura, pela escrita, pela oratória, pelo saber, pelo estudar e interpretar vieram de seu estímulo, paciência e persistência.

Só tenho a lhe agradecer mãe. Agora chegou a minha vez de fazer o mesmo pela minha filha. A vida escolar dela definitivamente começou. Espero conduzi-la tão bem como você fez. Tenha certeza que seu exemplo me conduzirá os passos e estarei segura sempre para trilhar meu caminho.

3 comentários:

Fernanda disse...

É muito bom quando sentimos confiança em relação aos outros educadores dos nossos filhos.

As dicas foram ótimas! Crianças adoram situações onde podem compreender a função social da leitura/escrita. Qdo eu ia ao supermercado sempre pedia ao meu filho para fazer uma lista de 3 ou 4 coisas que ele gostaria que eu comprasse (do jeitinho dele, inicialmente com desenhos). Além do contato com um gênero textual ainda tem o prazer da escolha.

E pais leitores são o melhor estímulo para formar filhos leitores. Tenho certeza de que a sua filha está seguindo um ótimo caminho.

Ju Sizinando Rossi disse...

Querida Isa
Vou postar sim umas dicas de supermercado para você, viu? Vou organizar algumas dicas básicas e espero que ajude...
Aguarde, depois do carnaval.
Grande beijo!

Isa disse...

Certo Fernanda, obrigada pelo carinho!
E Ju, vou aguardar as dicas, tá?
Bjs a todas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...