RSS

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Eu odeio perder tempo


Hoje vivi umas das sensações que mais odeio. A perda de tempo. É irritante saber que seus preciosos minutos de vida foram perdidos de forma absolutamente ridícula, principalmente quando esta mesma situação terá que ser enfrentada dias, meses ou anos depois.

Deixar as coisas para resolver em outra oportunidade, quando se podia liquidar tudo agora. E partir adiante, e caminhar novamente. Este deveria ser o caminho natural.

No entanto, deixar tarefas para trás, das mais simples às mais complexas, traz embutido uma vontade interna de não resolver problemas, por medo de enfrentá-los, por ser mais fácil deixar as coisas como estão do que simplesmente mudar.

É óbvio que eu também tenho meus medos, minhas tarefas adiadas. A mais famosa delas, ultimamente, é o saco preto. Um saco de lixo onde guardo umas roupas mais antigas, que deixaram de servir por conta dos quilos extras. Por uma razão ou por outra, adio o enfrentamento ao saco preto, deixando-o circular pela casa, como um encosto qualquer. Oras anda pela sala, oras pela lavanderia, oras pelo quarto, sob a mesa do computador. Ele está ali, só para me lembrar dos esforços contínuos que devo ter. Dá um efeito e tanto.

Mas seria muito mais fácil enfrentá-lo, desfazer-me das roupas, e tal. Sei lá, prefiro manter o saco preto. Meu marido ri, acha engraçado e já apelidou-o de 'famoso saco preto'. No fundo, no fundo é engraçado mesmo... e isso tudo acaba sendo uma baita perda de tempo.

Tenho minha lista de tempo perdido. O trânsito é um bom exemplo. Minha cidade tem mobilidade urbana caótica e é preciso saber domar os horários de ir e vir, senão...

Há também os compromissos que não resultam em nada. Reuniões canceladas por qualquer motivo, filas para pagar o cafezinho, no banco, no supermercado (e tudo podia ser resolvido pela internet), encontros que não acontecem por causa da chuva ou por qualquer outro motivo banal... absolutamente irritante.

Hoje li uma reportagem nestas revistas femininas que dava dicas sobre como não perder tempo. Aplico algumas delas, outras soam como falsas ou impossíveis de serem concretizadas. Uma das mais engraçadas é não atender o telefone quando a chamada é de alguém que fala muito, sem objetividade. A dica dizia...'rejeite a ligação, deixe para atendê-la numa outra oportunidade mais disponível'. Interessante... Outra dica falava sobre redes sociais...'limite-se a visitá-las somente uma vez ao dia'.

Uma coisa é certa. Evitar a perda de tempo é apenas organizar-se e disciplinar-se. Deixe para os imprevistos a perda dos seus preciosos minutos...

1 comentários:

Fernanda, a Noiva disse...

Eu não tinha saco preto, mas tinha várias roupas que não serviam ali, olhando pra mim, bem abusadas. Um dia me revoltei e fiz faxina total no armário, dei para caridade todas as roupas que não me serviam, e que ficavam ali alimentando a minha frustração. Restou apenas uma calça jeans, aquela que indica que o corpo está em forma. E fiz um trato comigo mesma, que tem me motivado a continuar a dieta: comprar roupas novas apenas quando a meta for atingida. Será meu presente! E com novas medidas, sinceramente não vou querer usar aquelas roupas velhas debochadas!!! Hahahha Faço o exercício de dar voltinhas no shopping só pensando no que vou comprar, no número menor que ainda vou vestir! Tem dado certo! Mas ainda bem que a regra não inclui sapatos.... hahahaha Beijocas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...