RSS

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Separatismo?


Passadas as eleições, assusto-me com a quantidade absurda de ideias e renascimentos do movimento separatista do tipo "O Sul é o meu país".

A eleição de Dilma, visualizada no mapa brasileiro, ainda que evidente a sua força nordestina, não tem o condão de pregar o separatismo brasileiro. Sou do sul do país, nasci e vivi aqui durante meus atuais trinta e tantos anos e não simpatizo nada com a ideia de dois Brasis.

A primeira grande lição de Nação passa pelo conceito de união de hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional. Apesar de o território ser um elemento secundário na caracterização de nação, é certo que sua existência no Brasil, assim como é, com nortes, nordestes, sudestes e tudo mais, simbolizam nossa verdadeira face.

Evidentemente que, num país tão grande, dimensões continentais necessariamente implicam em diversidades. E é exatamente nas diferenças que se encontram forças únicas e complementares entre si. O Brasil é o que é, e continuará sendo, com seus oito milhões e tantos mil metros quadrados, e com 190 milhões dentro, sempre. Não será meia dúzia de idealistas contrários que farão mudar isto.

Não votei Dilma. Mas amo a democracia e aceito o resultado das urnas. Agora, farei o que estiver ao meu alcance para apoiar nossa Presidente a fazer com que as ainda gritantes diferenças sociais desse Brasil sejam extirpadas da nossa realidade.

O Brasil é meu país.


1 comentários:

Rita disse...

É isso aí, Isa. Nossa, ando chocada com tanta arrogância e ignorância. Tudo falta de amor. Mas como demonstrei no blog ontem, sei bem que essa postura não caracteriza o povo de lugar nenhum. Encontrei aqui pessoas de coração tão grande como os de muitos amigos nordestinos e sei bem que o país é maior que essa lamentável onda de ódio. Tudo se arruma e dias muito melhores virão.

Beijo (não deixe de ler o lindo texto da Renata que linkei no blog há pouco)

Rita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...