RSS

sábado, 10 de setembro de 2011

Erros e acertos


Quem é que gosta de errar? Dificilmente alguém responde 'sim' a esta pergunta, e isso é fato.

Fato também é compreender a si mesmo quando se constata um erro cometido. Isto é nobre.

Erros existem, são a face amarga da vida, são pedaços intragáveis que devemos engolir, são caminhos tortuosos, fétidos e esburacados que percorremos para chegar ao júbilo.

Lembro-me perfeitamente dos erros que cometi, esqueço facilmente os acertos... Enganam-se aqueles que insistem em transparecer que jamais erram, que são perfeitos, inatingíveis. Curiosamente, são os que mais erram aos olhos dos mortais.

Simbolicamente, os erros representam fracassos, dificuldades, tropeços. Não é fácil nem confortável reconhecê-los, embora seja nobre e belo consertá-los.

Se a vida é feita de escolhas e, em todas elas temos chances iguais de erros e acertos, inevitável conviver com eles, mesmo que estatisticamente. A receita é simples: errar, reconhecer, consertar e aprender. Mais do que uma fórmula mágica é a certeza de crescimento, de maturidade e de paz de espírito.

Um erro é sempre uma oportunidade. Culpar-se por ele apenas obstrui sua visão e o impede de enxergar a verdadeira razão pela qual você errou...

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Basta vestir a camisa?


A frase de hoje é curtinha, mas significativa. Você veste a camisa?

Essa expressão é consagrada nos meios empresariais, com a construção metafórica clara, identificando aquele que 'veste a camisa' como alguém que está comprometido com algo.

Pois bem.

'Vestir a camisa', em seu sentido figurativo, está se tornando insuficiente. Estar apenas conectado com uma causa específica não propriamente determina o grau de seu comprometimento.

Explico melhor. É fácil mostrar aos outros que você 'veste a camisa', basta estar com ela junto ao corpo. Esse comprometimento visível, todavia, não é a chave concreta para o que efetivamente a simbologia da camisa quer determinar.

Acredito que a dita frase merece complementação urgente...

Não basta vestir a camisa...ela tem que estar suada!!!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Prefiro bolas de golfe




O FRASCO DE MAIONESE E CAFÉ


Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia não são suficientes...Lembre-se do frasco de maionese e do café.

Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o...tirou a maionese e encheu-o com bolas de golf.

A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio. 



Os estudantes responderam sim.

Então o professor pega numa caixa cheia de pedrinhas e mete-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.

Então...o professor pegou noutra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o pofessor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim !".



Em seguida, o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:

'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'.


As bolas de golf são as coisas Importantes: como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE. São coisas, que mesmo que se perdessemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias.

As pedrinhas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é tudo o demais, são as pequenas coisas. 'Se puséssemos 1º a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golf. O mesmo acontece com a vida'.



Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes. Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua Felicidade.
Brinque ensinando os seus filhos, arranje tempo para ir ao médico, namore e vá jantar fora com alguém  especial, dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos, pratique o seu esporte ou hobbie favorito.



Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro...



Ocupe-se sempre das bolas de golf 1º, que representam as coisas que realmente importam na sua vida.
Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia...



Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.

O professor sorriu e disse:

"...o café é só para demonstrar, que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo. "

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Independência


Contexto: Terça-feira, 19 horas, retorno da escola. Trânsito parado, chuva, véspera de feriado...

- Mãe, sabe o que eu aprendi hoje na escola?

- O quê, filha?

- Aprendi que amanhã se comemora o dia da independência do Brasil.

- Isso mesmo!

- Mas não foi só isso. A professora Rô explicou que o Brasil era mandado por um outro país, chamado Portugal, e tudo a gente precisava perguntar pra Portugal, senão a gente não podia fazer nada. Aí, quando foi esse dia 7 de setembro, o Brasil ficou independente e não precisou mais pedir nada pra Portugal. O Brasil passou a mandar em si mesmo, e isso é a independência!

- Foi isso mesmo filha! Comemoramos a nossa independência!

- Eu também, quando for adulta, vou ser independente! Mas agora, enquanto eu sou criança, você e o pai mandam na minha vida, porque eu não consigo fazer as coisas sozinha. Mas quando eu conseguir, aí vocês não precisam mais mandar em mim...aí vocês ficam velhinhos e eu cuido de vocês!!!

- (sem palavras)

O melhor da minha independência é vivenciar a maternidade!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

35


E então. Faço 35 anos amanhã! E eu amo o meu aniversário. Para mim, mais do que uma data comemorativa, é o início de um novo ciclo, meu ano bom, minha renovação.

Festas à parte, esse ano, comemorarei com uma boa mordomia. Hotel fazenda, águas termais, boa comida e bebida, junto do meu maridão, minha amada filha, minha mãe e meu irmão recém casado. Um fim de semana todo dedicado ao que a vida pode oferecer de melhor, em companhia daqueles que me são mais caros. Minhas irmãs, cunhados e sobrinhos também estarão comigo em um almoço pra lá de saboroso. Não preciso de mais.

A data de trinta e cinco nada tem de especial. Assim como também não teve o número trinta e quatro e nem terá o número trinta e seis. É apenas um número, um marco cronológico que a muitos assusta. A mim, nada modifica, a não ser pelo novo período que se inicia amanhã, rumo a novos aprendizados, novas experiências. O que fiz no passado serve de moldura, de exemplo, lembranças boas, ou mesmo apenas para esquecer. O amanhã é o resultado do hoje, que aprendi a viver intensamente.

Se alguma coisa mudou em mim foi exatamente isso. Antes, vivia para o futuro, tudo era feito com olhos para o amanhã, pouco vivia o passado e quase nada o presente. Os 'trinta e poucos' mudaram a minha perspectiva. Continuo vislumbrando o passado apenas como algo que já se foi, seja bom ou ruim, e projeto o futuro da forma como melhor se apresentar o hoje, este sim, ganhando agora os melhores bocados de minha vida.

Sempre começo o meu dia especial, 2 de setembro, na virada da meia noite dizendo: 'este será o melhor ano'!

Que assim seja! Afinal, eu mereço!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...