RSS

terça-feira, 28 de junho de 2011

Gatinho na maçaneta


Era para ser só mais um post no Artes na Vida de Isa, mas na verdade esse gatinho de maçaneta é muito mais do que uma simples aventura artesanal minha.

Começou assim, meio despretensiosamente. Para fazer o tapete divertido de feltro acabei comprando muita quantidade do material e o troço ficou encalhado por aqui. Depois, começou uma pesquisa básica pelos blogs artesanais e muitas ideias surgiram para dar um sentido em todo aquele feltro que estava por aqui...

E então veio a conversa sobre sentimentos, o quanto era importante conversar com a mamãe e o papai sobre o que está se passando na cabecinha da minha pequena de seis anos. Construímos juntas a ideia de um gatinho que pudesse ficar na maçaneta, e que sinalizasse alguma coisa para os adultos.

Primeiro, o caso ficou decidido pela forma de um gatinho, depois, que ficaria na maçaneta. Mas o que ele deveria manifestar? 

- Ah, já sei mãe, olhinhos abertos e olhinhos fechados, assim vocês saberão quando eu estou acordada, e quando eu estou dormindo!!!

- Acho uma ideia legal, filha, mas a mãe sempre sabe quando você está dormindo ou acordada. Preferia outra coisa... que tal um lado do gatinho feliz e o outro lado triste?



- Ótima ideia mãe! Então quando eu estiver alegre, é só colocar o lado alegre, e se eu estiver triste, coloco o lado triste...

- Isso filha, tá decidido!

- E o que a gente vai fazer se eu colocar o lado triste na porta?

- Vamos combinar assim: toda vez que você colocar o lado triste, nós vamos conversar sobre os motivos que deixaram você triste, combinado?

- Combinado! E aí eu não vou ficar mais triste, porque você vai me ajudar e me explicar tudo direitinho, certo?

- Certo!

- Eu acho que o lado alegre vai ser bem mais usado!!!

(Felicidade é um gatinho de maçaneta)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Justiças e Injustiças



Essa mensagem eu extraído Blog do Paulo Coelho
(sim, eu leio, bem de vez em quando...afinal, temos que ler para poder criticar, hehe)
Nixivan havia reunido seus amigos para jantar, e estava cozinhando um suculento pedaço de carne. De repente, percebeu que o sal havia terminado.

Nixivan chamou o seu filho:


- Vai até a aldeia, e compre o sal. Mas pague um preço justo por ele: nem mais caro, nem mais barato.

O filho ficou surpreso:


- Compreendo que não deva pagar mais caro, papai. Mas, se puder barganhar um pouco, por que não economizar algum dinheiro?


- Numa cidade grande, isto é aconselhável. Mas, numa cidade pequena como a nossa, toda a aldeia perecerá.

Quando os convidados, que tinham assistido a conversa, quiseram saber porque não se devia comprar o sal mais barato, Nixivan respondeu:

- Quem vender o sal abaixo do preço, deve estar agindo assim porque precisa desesperadamente de dinheiro. Quem se aproveitar desta situação, estará mostrando desrespeito pelo suor e pela luta de um homem que trabalhou para produzir algo.

- Mas isso é muito pouco para que uma aldeia seja destruída.

- Também, no início do mundo, a injustiça era pequena. Mas cada um que veio depois terminou acrescentando algo, sempre achando que não tinha muita importância, e vejam onde terminamos chegando hoje.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Responsabilidade

Na volta para casa, hoje, minha filha de seis anos puxa a conversa...

- Mãe, hoje peguei um livro novo para a gente ler à noite. É sobre responsabilidade.
- É filha? Que bom, vamos ler sim.
- O que é responsabilidade, mãe?
- Ah, filha, é viver em respeito aos direitos, às regras. É saber que todo ato seu tem uma consequência que você deve saber e ter consciência.
(silêncio)
- Olha mãe, a placa do 8 e do zero (80 hm/h). Deixa eu ver se você está andando direitinho.
(espiadela da criança no velocímetro)
- Ah tá, tá andando direitinho mãe, não pode passar o 8 e o zero.
(muitos carros me ultrapassavam)
- Mas o que é isso mãe, tantos carros passando? Eles estão andando mais que o 8 e o zero, não é? Mas isso é uma regra, e tem que ser respeitada.
- É isso mesmo, filha.
- E por que eles não respeitam?
- Ah, filha, isso a gente precisava perguntar para eles.
- Não precisa mãe, eu já sei, isso é falta de responsabilidade!

Simples assim.


domingo, 19 de junho de 2011

Recomeçando...


Semana passada eu me sabotei. Bateu aquela preguicite aguda e não corri mais. Os horários aqui em casa também ficaram meio malucos, então tive que abrir mão do meu horário de corrida e não consegui encontrar outro pra compensar a perda.

Na semana retrasada, matei uns dois dias de treinos, tentei suprir com pulos de corda, o que foi bem interessante e muito cansativo. Minhas panturrilhas doeram demais e foi difícil retomar a rotina de corrida com aquela dorzinha chata.

Então, na contagem final foram duas semanas de boicote, contra quatro semanas certinhas.

É um bom sinal. Nos outros boicotes, o espaço durava por meses. Agora é por semanas...

Nessa eu recomeço os treinos. Na quinta tem trilha programada, e no domingo, uma corrida de 5 km. No sábado, casamento do meu irmão, para festar, rir e se emocionar...

Chega aí segunda-feira, que eu vou te encarar!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Qual é a postura correta?


Dois anos já se passaram desde que agreguei o Pilates em minha vida. Encontrei nesta atividade física tudo o que precisava. Fortalecimento, alongamento, respiração, tranquilidade e, de quebra, melhorei a postura. Consegui facilmente integrar a minha rotina a esta realidade e confesso que fiquei atônita na primeira avaliação que fiz, observando o quão torto era o meu andar...

As dores que sentia nas costas, nos joelhos, nos ombros muito estavam relacionados com maus hábitos, coisas que eu fazia contra mim mesma. O encurtamento dos músculos, principalmente pernas e braços, era algo desesperador e aquelas máquinas que, à primeira vista, parecem destinadas à tortura medieval, tiveram reflexo positivo em tudo isso.

Hoje, considero minha postura extremamente alinhada e já é dolorido ficar na posição errada. Ponto para o Joseph (o Pilates).

Mas não é exatamente desta postura que gostaria de abordar... é a postura na vida. O que é correto, o que é errado, aos olhos de quem? Qual o parâmetro?

Atire a primeira pedra quem nunca se preocupou com o que o outro pensa sobre você. No fundo, no fundo, em maior ou menor grau, todo mundo faz uma avaliação de todo mundo e como ler pensamentos ainda é algo complicado, é assustador quando você descobre o que o outro pensa sobre você, mesmo sem nunca ter trocado meia palavra consigo.

Neste sentido, o que é que contribui ou prejudica, nas nossas ações, para que o outro tenha a percepção, ao menos verdadeira, do que você é realmente? Se, em um dia qualquer, você parece mais sisuda, isto pode lhe render a fama de mal humorada... se em outro está feliz, mais risonha e se permite até uma sonora gargalhada no meio do expediente, isso também pode lhe contar pontos negativos, aos olhos alheios.

O problema é que estas falsas ou simplistas percepções podem render uma fantasia mentirosa sobre você e acaba até lhe prejudicando tanto profissionalmente como pessoalmente.

Então, qual é a postura correta?

A verdade, verdadeira mesmo, é que ninguém consegue controlar o pensamento alheio e quem pensa que pode vive num mundo imaginário. Ser você mesmo representa sim dias bons e ruins, somos todos cíclicos, não somos constantes e quem fizer juízo sobre você mediante algo tão simplista, merece, no mínimo, o desprezo, o afastamento e o isolamento. A curiosidade ou a necessidade pode fazer este outro buscar conhecer qual é a sua essência real e, neste momento, tens a oportunidade ideal para desmistificar rótulos.

Se, porém, esta oportunidade nunca acontecer e, eventualmente, o falso der lugar ao susto, o mínimo que se pode fazer, se houver interesse, é mudar de postura.

Tal como em Pilates, corrigir a postura depende de paciência, persistência e, inevitavelmente, dor. E isso vale tanto para a postura corporal quanto para a pessoal.



terça-feira, 14 de junho de 2011

O mapa do pirata


Eu sempre adorei os trabalhos escolares, como aluna. Dedicava-me ao máximo, queria fazer bem caprichado e, de quebra, aprendia sem perceber. Tenho ainda em minha lembrança os trabalhos por mim considerados os mais difíceis, aqueles marcantes, e são boas lembranças.

Hoje, revivo tudo isso através da minha filha, que neste ano está iniciando no mundo das tarefas escolares mais apuradas. Para esta quarta-feira ela deverá apresentar um trabalho sobre piratas, o tema que impulsiona o aprendizado, a pesquisa, as palavras, matemática, raciocínio, história (essa interdisciplinariedade é demais, não?).

Começamos a pensar juntos...ela eu e o maridão. Surgiu a ideia de confeccionar um mapa de cartolina, envelhecido (com café!), amassado e rasgado, onde constasse a formação da palavra 'PIRATAS', sendo que cada letra era extraída de algo também relacionado ao tema principal. E lá fomos nós para a pesquisa. Mr. Google ajudou muito, nem tive saudades da Enciclopédia Barsa dos meus velhos tempos.

P, de Papagaio, ave melhor amiga dos piratas... e sabe por quê? Simplesmente porque ela repete as ordens dos piratas, enfatizando o mando e a subordinação dos marujos. 1X0 pro trabalho escolar, essa eu não sabia.

I, extraído da palavra Navio, embarcação usada pelos piratas... tudo bem, essa eu sabia, 1x1.

R, do nome dado às típicas bandeiras dos piratas, Jolly Roger, duvido que você soubesse... eu não sabia, portanto, 2X1

A, do meio da palavra relacionada à pirataria moderna, falsificação. A pequena explica muito bem o que é, relacionando a falsificação a algo muito negativo e errado. Ponto para o trabalho de novo, 3x1

T, de tesouro, aquilo que é enterrado pelos piratas. Facinho, 3x2

A, agora extraído do nome do mais famoso pirata inglês, Barba Negra. Ele devia ser muito feio com essa barba enorme, concluiu minha filha. É, devia mesmo... Mãe, ele era inglês porque nasceu na Inglaterra? Sim, sim, (eu boquiaberta), mais um ponto para o trabalho, 4x2.

S, do nome de Dias Velho, o bandeirante que povoou a Ilha de Santa Catarina, morto pelos piratas. E o que é a Ilha de Santa Catarina, filha? - Ora, mãe, é a nossa ilha, a nossa cidade...ah, sim, claro! Indiscutível, vitória de 5 X 2 para o trabalho, para a pesquisa, para o tema, para o colégio, para nós três, para todo mundo.

O melhor de tudo é observar ela 'simulando' a apresentação do trabalho para os colegas...Sim, não basta apenas ter a ideia e executar. A exigência de hoje também determina a apresentação em sala de aula. Posso garantir que entendeu tudinho. E eu também.

E não é que a gente aprende também com trabalhos do 1º ano? Voltei aos meus 6 anos de idade hoje...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo Antônio


Já abordei por aqui que minha filosofia de vida não está ligada ao catolicismo. No entanto, tenho alguma simpatia por santos, em especial Santo Antônio, São Francisco e Madre Paulina.

Admiro a história de vida dos três, e não ouso duvidar da força que eles têm.

Como hoje é dia de Santo Antônio, a homenagem vai para ele, contando minha história que, em determinado momento, cruzou com a dele. Minha mãe, sem me contar, emborcou num copo d'água uma imagem pequena de Santo Antônio, para que ele encontrasse um companheiro para minha vida.

E não é que deu certo?

Pouco tempo depois, conheci meu marido. Até hoje estamos juntos e muito bem obrigada. Ela me contou a façanha já depois que eu estava casada, revelando o segredo da simpatia.

Embocar a imagem de Santo Antônio num copo d´água, dizendo a ele que só vai tirá-lo de lá quando o par for encontrado, essa deu certo para mim. Tem umas mais drásticas, que ensina colocar a imagem no congelador, tirar a imagem do menino jesus de perto de Santo Antônio e só devolver quando o marido for encontrado, amarrar a imagem de cabeça para baixo, entre outras doideiras.

Eu, se estivesse sozinha, faria... Mal não faz.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tempo contado


Uma imagem hoje chamou minha atenção. Ronaldo, o fenômeno, está prestes a encerrar sua carreira (de novo?), desta vez pela seleção brasileira. Amanhã, terá quinze minutos suados de jogo e pede a gentileza dos colegas em 'cavar' um pênalti para que ele possa bater e, com sorte, encerrar a sua participação com um golzinho.

E em toda esta pompa para o encerramento da carreira dele, no alto dos seus 34 anos, o recém aposentado recebeu de presente um relógio da CBF avaliado em 43 mil reais, debochando do Presidente de seu atual clube, Corinthians, insinuando um possível roubo do mandatário corinthiano.

O engraçado nesta história toda é o relógio. Um simples artefato inventado pelo homem, capaz de contar o tempo. Tempo este que só jogou a favor de Ronaldo, que pode gozar sua gorda (em todos os sentidos) aposentadoria, antes mesmo de chegar aos trinta e cinco anos.

Privilégio de poucos, pouquíssimos, na verdade.

Dizem os repórteres esportivos que Ronaldo começou sua carreira meteórica aos 16 anos, no futebol profissional. Portanto, em menos de 20 anos de 'trabalho', pode usufruir da doce paz da aposentadoria. E, diga-se de passagem, que o salário recebido por todo esse tempo de 'traballho' não era nada mal.

É incrível com o brasileiro idolatra seus jogadores e alimenta uma indústria de esporte milionária, quando tantos sequer juntarão, durante toda a vida, um único salário ganho por um jogador de um time mediano. Os disparates são imensos e a valorização, distorcida.

Enquanto temos bombeiros no Rio de Janeiro, que ganham R$ 950,00 por mês, professores em Santa Catarina que protestam pelo pagamento de um piso salarial determinado pelo STF, temos jogadores de futebol que se aposentam, sob os olhares de um país inteiro preocupado com a imensa barriga que desponta, ganha um presente de R$ 43 mil e ainda debocha do presidente da empresa que o empregou.

E o futebol ainda renderá muito debate por aqui. As obras para a Copa do Mundo no Brasil que o digam!

Quanto tempo ainda levaremos para estabelecer as verdadeiras prioridades para este país?

domingo, 5 de junho de 2011

5 de junho - Dia do Meio Ambiente


Dia 05 de junho é dia do Meio ambiente.

Para saber que marcas você quer deixar no planeta, clique na imagem e responda ao quiz.

Mais do que isso, mude seus hábitos para favorecer o planeta.

Pense nisso! Todos juntos faremos a diferença, mas cada um tem que fazer a sua parte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...