RSS

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tá chegando...


Eis que os primeiros ventinhos gelados começam a aparecer... ainda tímidos, mas estão vindo. Hora de esquentar o pé, derreter os ovos de chocolate pra fazer com leite batido e quente, convidar amigos para fondue, fogão à lenha...

A conta de luz agradece aqui em casa, ar condicionado só no verão que vem...

Mas não é do tempo que eu quero falar... aliás, devo confessar que outro dia por aqui, um leitor ficou mega indignado ao me ver postar sobre o horário de verão. Não gostou nadinha, comentou de forma bem malcriada por sinal, que mereceu a devida moderação. Sim, eu modero meus comentários, afinal, este é blog é de minha autoria, e como detesto as tais letrinhas verificadoras existentes nos comentários, optei pela moderação...me dá a sensação total de controle dos assuntos daqui (virginiana, pois sim).

Embora não tenha postado o comentário dele, até que, por certo ângulo, o leitor anônimo enfurecido tinha lá a sua razão. Conversar sobre o tempo soa como conversa de elevador, daquelas que se pede pelamordedeus pra acabar, mas também ninguém quer parecer antipático...então dizer um 'ó, esfriou', ou 'nossa, esquentou', 'é verdade, tá muito calor mesmo', dá o tempo certinho pra chegar no andar desejado.

Mas não era sobre nada disso que eu queria escrever. Volto ao frio. Ponto, parágrafo.

Já não é de hoje que comento por aqui a minha fascinação pelos ares de inverno. Não vejo nenhuma graça em ficar suando o dia inteiro, bebendo litros de água por puro desespero de causa, ficar com medo de derreter só porque precisou sair de ar condicionado para fazer qualquer coisa, sob o sol escaldante das 13 horas. Ter o dia morto entre o meio dia às 17, porque simplesmente não dá pra ficar parado no sol, e isto também inclui a praia... lutar com milhares de mosquitos e bichos de toda sorte, porque eles também sofrem com o calor e saem de suas tocas hibernantes para nos incomodar. 

No inverno, os dias de sol são realmente aproveitados, são mais belos e agradáveis. E não é só isso...até aqui, este post está merecendo duras críticas, de outros leitores indignados. Vou direto ao ponto.

Já disse alguém, alguma vez, não me lembro onde nem quando, que a civilização só começa abaixo dos 13 graus. A frase, embora um tanto quanto preconceituosa com os trópicos, parece muito bem vinda ao encaixar-se no que pretendo dizer. Dá pra notar o quanto os povos do frio têm vantagens sobre os povos do calor? Sempre refleti sobre isso e acho que o clima influencia sim. Vejo o Canadá, a Europa, o Japão, a Noruega... países cuja diversidade ambiental não chegam, nem de longe perto da do Brasil. Resumem-se a gelo, pedras e muita neve, enquanto que por aqui temos fartura, desperdício e muita terra disponível. Uma catástrofe ambiental lá é solucionada rapidamente, enquanto aqui, temos ainda remanescentes de enchentes de 2008, sem solução.

Toda essa percepção é facilmente entendida por uma história bem simples que relatarei aqui: uma família de camponeses, muito pobre, vivia às custas de uma vaquinha. Dela, extraíam o leite e dali tiravam seu sustento. Era a única coisa que possuíam, além de uma casa caindo aos pedaços. Um padre da região conheceu a família, conversou com todos daquela residência e dias depois, empurrou a vaquinha pelo precipício, matando-a na hora. Indignados, os vizinhos e conhecidos daquela família questionaram o padre a razão pela qual ele havia feito aquilo. Ele respondeu: é agora que eles começarão a crescer... Dito e feito, sem a vaquinha, tiveram que plantar, organizar a casa, retirar o lixo acumulado e, em pouco tempo, estavam todos empregados e prosperando.

Fica a lição: muitas vezes, temos que atirar nossas vaquinhas (ou também podemos chamar de muletas, zona de conforto ou qualquer coisa que o valha) pelo precipício e, dali em diante, reescrever a nossa história...

Os trópicos têm tudo disponível, inúmeras vaquinhas que se permitem sugar e prover, engessando seus moradores a crescer, a ousar, a inovar, a projetar. No frio, tudo é mais escasso, difícil e inatingível. Há que se usar da inteligência para sobreviver!

Que venha o frio!!!


terça-feira, 26 de abril de 2011

Exercício bacaninha


Escutei hoje na rádio, pela manhã, uma sugestão para melhorar a redação. Adorei e repasso.

A dica vem de Max Gehringer, conhecido consultor em recursos humanos, que indicou um método simples, barato e eficaz para a melhoria dos textos escritos.

Consiste em pegar um trecho qualquer, sobre qualquer tema, de preferência um que contenha alguma informação atual, como política ou economia, do tamanho em torno de um parágrafo. Escolha uma consoante qualquer e transcreva este mesmo trecho suprimindo a letra escolhida. Ao se deparar com uma palavra contendo a letra proibida, a obrigação é trocá-la por um sinônimo, reescrevendo o parágrafo inteiro, para dar o mesmo sentido, porém em outras palavras.

Para começar, escolha uma letra pouco usada, como, por exemplo, o ‘z’. Depois, avance com o exercício, optando por uma letra mais comum, como o ‘c’.

Achei bárbaro o desafio.

Vou testar aqui:

O texto escolhido, extraído do G1, portal de notícias da Rede Globo, é o seguinte:

Após elogios sobre soluções brasileiras para energias renováveis, redução do desmatamento, diminuição da emissão de carbono, remédios genéricos, entre outras, o ex-presidente americano Bill Clinton afirmou neste sábado, em Manaus, que espera a liderança do Brasil na mudança global em direção a um mundo sustentável. "Se eu fosse um político brasileiro hoje, saindo do pesadelo da inflação, e com tudo isso realizado, me perguntaria o que eles querem que façamos mais. Quero que o Brasil lidere o mundo no século 21", afirmou durante o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade.

A letra proibida escolhida é ‘ç’

Vamos ao texto retificado:

Após elogios sobre as respostas brasileiras para energias renováveis, com sucesso ao reduzir o desmatamento, a emissão de carbono, remédios genéricos, entre outros, o ex-presidente americano Bill Clinton afirmou neste sábado, em Manaus, desejar que os líderes brasileiros transformem o mundo rumo à sustentabilidade. "Se eu fosse um político brasileiro hoje, saindo do pesadelo dos altos índices inflacionários, e com tudo isso realizado, me perguntaria o que eles querem que concretizemos mais. Quero que o Brasil lidere o mundo no século 21", afirmou durante o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade.

Agora, com uma outra letra proibida: ‘p’

Seguido de elogios sobre soluções brasileiras para energias renováveis, redução do desmatamento, diminuição da emissão de carbono, remédios genéricos, entre outras, o ex-governante americano Bill Clinton afirmou neste sábado, em Manaus, que deseja que as lideranças do Brasil reafirmem mudanças em direção a um mundo sustentável. "Se eu fosse um estadista brasileiro hoje, saindo do inferno da inflação, e com tudo isso realizado, me questionaria o que eles querem que façamos mais. Quero que o Brasil lidere o mundo no século 21", afirmou durante o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade.

E aí, ficou bom? Qual seria a sua sugestão, tente também!

É mais difícil do que se imagina, acreditem!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Calendário sabotador


Este feriadão foi encantador... não só pela Páscoa em si, que já é uma data super festiva e coisa e tal, mas aqui na minha cidade, especialmente a quinta e a sexta feira, foram dias lindíssimos, um convite aos passeios sem tempo, sem horário... tempo para muitas risadas, convívio em família, almoços, jantares, chocolates... com direito a tudo.

Ainda hoje, segunda feira, ainda estou sob o efeito de um feriadão inesquecível, super aproveitado, amado e degustado com todo o prazer. Tanto que corri para o calendário mais próximo, procurando novas datas de possíveis feriadões.

Calendário sabotador.

Não haverá um parecido assim, pelo menos este ano. Apenas feriadinhos, com sorte, alguns caindo mesmo no domingo, num fantástico jogo de esconde-esconde.

Mas quem é que precisa de feriado? Vou sabotar o calendário, assim como fui sabotada, e viver os próximos, dias, meses e quiçá, anos, com este mesmo espírito liberto, intenso e desfrutador dos dias felizes.

Vem comigo?

domingo, 24 de abril de 2011

Piadinha pra começar a semana

Depois de tanto peixe com chocolate, vamos rir pra começar a segunda feira.

A piada de hoje é uma prévia para o Dia das Mães que se aproxima!




Bem sucedidos, os filhos competiam para ver quem agradava mais a mãe idosa com presentes. Um deles comprou uma mansão para ela. O outro, um Mercedes.

O terceiro, muito criativo, lembrou da dificuldade da mãe, quase cega, em ler a Bíblia. Comprou um papagaio marrom raro, treinado durante 20 anos em um mosteiro, por 18 monges diferentes, capaz de recitar toda a Bíblia.

A ave custou a fortuna de 10 milhões de dólares, mas o filho estava seguro de que o presente agradaria a mãe.

Meses depois, a velhinha escreveu para cada um dos filhos:

Para o primeiro: "Milton, a casa que você comprou é muito grande. Eu moro apenas em um quarto, mas tenho de limpar a casa toda."

Já para o segundo: "Marvin, eu estou muito velha pra sair de casa, então nunca uso o Mercedes."

E, por fim, para o terceiro: "Querido Melvin, você é o único que teve bom senso pra saber do que a sua mãe realmente gosta. Aquela galinha estava deliciosa! Muito obrigada!

Tem novidades no Vida-de-Isa


Olha o tanto que este blog está chique! A coluna 'Eu que fiz' fez tanto sucesso que resolvi inovar e deixar um espaço próprio para minhas artes (em todos os sentidos).

Clicando na imagem da coluna "eu que fiz", você é direcionado a um outro blog, também de minha autoria, denominado 'Artes na Vida de Isa'. Um espaço totalmente novo, prontinho para receber todas as minhas peraltices artesanais.

Nem preciso dizer o quanto estou mega empolgada. Colocar em prática todo este meu lado adormecido de artesã rebelde e sem noção tem feito um bem tremendo nesta pessoa que vos escreve.

Então está combinado...toda vez que você tiver interesse em como fazer determinado trabalho, pode conferir diretamente no link da foto. Lá também estarão os preços unitários, a quantidade mínima de encomenda, e o tempo médio de execução do trabalho. Quem quiser encomendar, fique à vontade. Pelo correio, o trabalho chega em qualquer cantinho do Brasil.

E não vou parar por aí. Logo logo, teremos mais blogs-filhos, todos linkados no mesmo Vida-de-Isa de sempre! Já estou pensando nos projetos do blog Vida-de-mãe, vida-de-leitora, vida-de-esportista, vida-em-dieta, vida-engraçada e o casa-comida-e-roupasuja. Veremos se darei conta de tudo isto!

Um de cada vez, ora pois!


O Vida-de-Isa está amadurecendo e dando frutos!

sábado, 23 de abril de 2011

Inauguração - Coluna "Eu que fiz"


Eu nunca fui muito ligada ao artesanato, simplesmente porque coloquei na cabeça que não tenho habilidade para artes manuais. Admiro, alguns acho lindo, outros nem tanto, mas isso, até então, tinha ficado escondido em alguma gavetinha mental empoeirada da minha memória.

Não sei se é a idade, não sei se é a vontade de mudar, não sei se é simplesmente para testar habilidades como desafios, não sei explicar. Só sei que, de uma hora para outra, comecei a pesquisar sobre artesanato, com vontade de fazer coisas por minhas próprias mãos, coisas exclusivas, surpreendentes. Já ouvi da maioria das pessoas que me conhecem, um sonoro 'foi você mesma que fez????", com aquela cara de espanto tradicional. Conclusões eu já tirei disto... ou está tudo muito horroroso, ou até que está ajeitadinho, e a surpresa vem da pessoa jamais imaginar que eu faria.

Outra vez, escutei de uma amiga, quando eu falava de artesanato... 'olha, vou te ser bem sincera, tu não tens cara de alguém que gosta ou faz artesanato...' Oi? Precisa ter cara? Provarei que não. 

Então, só para contrariar, vou inaugurar a partir de hoje uma nova coluna do blog chamada 'Eu que fiz". São ideias, das mais inusitadas, criativas e pesquisadas por mim, concretizadas pelos trabalhos que ficarão expostos no lado direito do blog. Quem tiver interesse, basta comentar o post do dia, indicando um email para resposta, que ensino como fazer. Os posts deste tipo serão marcados com a tag 'Vida de artesã', facilitando a pesquisa.

Este aí da foto foi a lembrancinha do aniversário da minha filha, agora em abril. O tema da festa era a Turma da Mônica, então resolvi fazer porta gibis, umas caixinhas de papel craft, encapadas com gibis por dentro e por fora...dentro, coloquei um gibi, mas depois a criança poderia usar para colocar mais, creio que cabem uns seis ou sete. Fez o maior sucesso.

Não posso esquecer que tive ajuda da minha irmã Adriana, cujo talento para o artesanato e para as artes em geral é indiscutível (ela cortou todos os gibis, impermeabilizou e me entregou prontinho para colagem), também de minha mãe, que fez algumas caixinhas comigo e, é claro, da Ivete, proprietária do Ateliê da Ivete, uma pessoa pra lá de especial que só sabe espalhar amor e compreensão através de suas peças e de seus ensinamentos. Seus toques foram essenciais para o resultado final do trabalho... obrigada a todas!

Espero que gostem! Todos os produtos da coluna "Eu que fiz" também posso confeccionar por encomendas, se for com antecedência... a preço de custo, só pelo prazer de fazer.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Eu também tenho direito


Então tá. Eu também tenho direito de falar sobre a Páscoa, junto com 99,9% dos meus companheiros blogueiros e blogueiras.

Eu gosto da Páscoa mais do que o Natal. Sempre achei que nascer é (relativamente) fácil, comparado a renascer. No Natal, comemoramos o nascimento; na Páscoa, o renascimento.

Na Páscoa temos mais tempo para reflexões e preparo. A coisa toda começa já na quinta-feira santa...a própria sexta feira santa, com todos seus rituais, restrições e tristezas também é um convite à reflexão. No sábado de aleluia, espancamos o judas... todos os judas que nos assombram...vale também um boneco mental, o importante é tirar a raiva de si. No domingo de Páscoa, então, estamos prontos para comemorar o renascimento de Cristo.

E como é lindo...

É lindo renascer a cada momento. Conhecer-se, conhecer aos outros, descobrir-se... como é gratificante reescrever sua história, mudar o foco, revitalizar, renovar, repetir as tentativas e recomeçar.

Todo o tempo é tempo, todo momento é único e passa muito rápido se perdermos muito tempo pensando em o que fazer, como fazer e se devemos fazer.

Comece hoje, comece agora...Renove-se! 


Assista o vídeo clicando no link abaixo e inspire-se...


Feliz Páscoa.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Nova tecla para o computador


Já perdi as contas todas as vezes que tentei enumerar quantas coisas são irritantes no dia-a-dia. Desisti, então. Começa a ser igualmente irritante, tentar fazer com que seu dia não seja irritante. Então a solução é...tecla foda-se!

Sim, ela deveria existir no computador, no celular ou em qualquer dispositivo inteligente que tivesse a mágica de nos transportar a um mundo sem falácias cotidianas. A tecla foda-se, antes de ser um xingamento, um palavrão, ou qualquer coisa do tipo, é uma maneira eficaz e inteligente de determinar ao seu cérebro que aquilo não é importante, não vai fazer diferença no seu dia e não pode ter o poder de te alterar o estado mental.

Seria tão simples, se não fosse tão difícil...O 'foda-se' aplica-se facilmente em inúmeras situações, principalmente aquelas que não dependem de você para serem alteradas, solucionadas ou melhoradas. O problema é que nem sempre entendemos que isso verdadeiramente acontece, e prejudicamos nosso precioso tempo em buscar alternativas para algo que nos é absolutamente impossível. E, contra nós mesmos, nosso cotidiano se torna insuportável.

Aí vem o ciclo vicioso de transportar problemas para casa, afetando o lar, os filhos, o marido, até o tempero da comida desanda, quando mesmo não queima no fogão... e tudo isso por que? Pela falta de acionamento da tecla foda-se.

Você lembra de um problema, um verdadeiro problema que tenha perdurado por mais de uma semana? Estes sim, podem ser considerados problemas. Os demais, por certo, são apenas incomodações cotidianas que todos temos...o trânsito, a demora no conserto da máquina, o furo do técnico que vinha em sua casa arrumar alguma coisa, o cachorro que amanheceu doente, um programa de índio num fim de semana, o pneu que fura, a gasolina que sobe, a falsidade do colega de trabalho, o chefe grosseiro, a briga tola com uma amiga de anos, o medo do desconhecido, a vergonha de falar em público, a telha quebrada, a mancha na roupa novinha, o sapato que não serviu, o presente que tem que trocar, enfrentar fila pra pagar conta, o imposto que chegou sem avisar...a quebra de orçamento inesperado.

Um problema só pode ser um problema se realmente afetar muito da sua vida, por um tempo considerável. Todo o resto, merece a tecla foda-se. Assim, conseguimos nos concentrar exatamente naquilo que depende de nossa exclusiva atitude para mudar.

Ligar a tecla foda-se pode significar também: ligar rapidinho para amiga para ir atrás do perdão e desafazer o mal entendido, dar um sorriso pro chefe e desconsertá-lo, aprender a trocar pneu, aprender a customizar a roupa, dar o sapato pra outra pessoa, treinar no espelho falar em público, espantar os medos, cuidar do cachorro, rir do programa de índio, ligar o rádio bem alto e cantar a música que toca só pra esquecer do trânsito, andar mais a pé para economizar gasolina, fazer um curso de orçamento doméstico e lá conquistar novos amigos.

É difícil, mas é possível.

Ligue o 'foda-se' e seja feliz!


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Senta que lá vem a história...


Já não é mais novidade que minha filha está na fase de alfabetização, contei isso por aqui há pouco tempo atrás. Não imaginava como seria esta fase, estava bem apreensiva até, mas o fato é que estou curtindo muito. Percebo que minha pequena se esforça muito, não larga seus livros e gibis, e o tempo todo está observando placas nas ruas, letreiros, manchetes de jornais e revistas, numa soletração só...

E como a evolução está sendo rápida! Antes, só as letras de fôrma eram lidas, com muita dificuldade. Agora, pouco mais de dois meses depois de iniciadas as aulas, até as letras cursivas estão sendo lidas e imitadas... e as dificuldades já não são tantas assim. Uma palavrinha ou outra ainda trava, mas a velocidade da leitura já é marcante, e até a entonação de voz e a preocupação com a pontuação já estão presentes.

É lindo de ver.

Um mundo de letras se abre aos olhos dela... letras agora que fazem sentido, letras agora que contam uma história... À noite, antes de dormir, não preciso mais ler história alguma... eu é que sento pra ouvir a história escolhida e contada por ela... essa imagem ficará guardada para sempre na minha lembrança!

Como é bom, como é gratificante! Parabéns minha pequena leitora!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mais um selinho pro blog


Desta vez, o selinho carinhoso veio do Blog Culinária D'Adriana, que leio sempre.

Adriana é uma amiga querida, não apenas virtual, mas presencial, que aprendi a admirar e a  gostar. Em pouco tempo, as afinidades apareceram, as conversas ficaram mais frequentes, e as visitas também. O que começou numa amizade entre nossos maridos, agora já posso dizer que é ela minha amiga também e não apenas a esposa do Sérgio.
Pela regra deste selo, preciso contar 7 coisas aleatórias sobre mim...
É meio difícil, mas vamos lá, vou dizer as primeiras sete coisas que me vem à cabeça:

1 - Sou sensível, embora não pareça;
2 - Eu me transporto a um mundo paralelo quando monto um quebra cabeças;
3 - Adoro viajar, mas prefiro a volta pra casa;
4 - Dirigir é comigo mesma, amoooooo;
5 - Tenho dedo podre para plantas;
6 - Estou satisfeita com o que tenho, com o que sou e tenho orgulho de ter construído minha vida com meu trabalho;
7 - Escolhi ser feliz.

E agora 15 blogueiros(as) que indico para a visitação (em ordem alfabética):

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dia do beijo


Aí vem você e diz....ahhhh, que saco, mais um blog falando sobre o Dia do Beijo, que coisa mais sem graça!

Mas não é bem assim.

Acho engraçado ter um dia especial para comemorar as coisas. Uma vez comprei uma agenda que em cada dia estava escrito quais as coisas se comemorava naquele dia. Era hilário... tinha dia da saudade (30/01), do livro didático (27/02), dia da oração (02/03), dia do contador de histórias (20/03), dia da voz (16/4), dia da latinidade (21/04), dia da vitória (08/05), dia do detento (24/05), dia do turista (13/06), dia do funcionário público aposentado (17/06), dia da injustiça (?), isso mesmo, da injustiça (23/08), dia do cliente (15/9), dia do trigo (10/11), dia do alcoólico recuperado (09/12) e tem até dia do vizinho (23/12).

Tem dia pra tudo, e dias disputadíssimos, em que se comemoram várias coisas. Dia 18/10, por exemplo, é bem concorrido: dia do médico, do estivador, do securitário e do pintor...dia 13/12 é dia do cego, do marinheiro, do ótico, de santa luzia, do engenheiro avaliador e perito de engenharia, e por aí vai.

Fui investigar mais a fundo. Na verdade, instituir um 'dia' especial é função legislativa. Um iluminado parlamentar entende que aquele dia deve ser para comemorar tal coisa e faz um projeto de lei específico ao assunto. Tem deputado querendo instituir o Dia do Homem e o Dia do Gay também.

Nada contra o dia específico, ou o que se comemora nele. O problema é gastar tempo e dinheiro público para isso... Como se fizesse alguma diferença no mundo ter um dia em que se comemora o cacau, o disco, o goleiro, o silêncio, o rock, a cruz ou o petróleo... sim, para cada um destes itens, há um dia especial.... nooooossa, mudou minha vida.

Mas então, hoje é o dia do beijo, e daí? Grande coisa. Utilizar-se disto para ter pretexto para beijar, coisa mais sem propósito... Tem beijo de sobra por aqui, todos os dias...e hoje também!

Ah, olha só, comemore amanhã também, é dia do Pan americano, dia do técnico em serviço de saúde e dia mundial do café!

Sim, amanhã vou beber café só para comemorar... e dia 15, 16, 17...

terça-feira, 12 de abril de 2011

6 dicas básicas



Essas dicas são do site http://www.motivaonline.com.br/

Pratique a humildade!!!

1.Admitir que você não é o dono da verdade nem sabe tudo.

2.Ouvir os outros com atenção, pois qualquer pessoa pode lhe ensinar alguma coisa.

3.Não confundir humildade com humilhação.

4.Ter coragem, porque humildade não é para covardes e fracos. Somente os fortes conseguem alcançá-la.

5.Enxergar os pontos fortes, e não somente os fracos das pessoas ao seu redor.

6.Possuir sensibilidade a fim de perceber e disponibilidade para servir.

Ixi, tem tanta coisa pra aprender e aplicar na vida ainda!!!

Vamos em frente!!!

Depois da festa mil e dez...


Pois então. Estou me recuperando do grande evento. A festa foi realmente um sucesso. Muitos risos e gargalhadas para todos os lados, crianças saindo pelo ladrão, diversão total.
Alguns amiguinhos vinham até mim e diziam com a boca cheia de salgadinho...Tia, a festa tá muito maneira, tô adorando... festa mil e dez, gritou outro empolgado...

Ainda estou sentindo as pernas pulsarem, praticamente 48 horas depois. A tensão é grande, sempre que recebo muitas pessoas. Quero saber se estão todos bem servidos, se divertindo, conversando, se alguém está deslocado, enfim, tudo aos meus olhos virginianos tem que sair certinho... E isso cansa pacas!

A tarde estava linda, o cenário deslumbrante do pôr do sol no mar. Curti até algumas fotos com o maridão, aproveitando a cena. Comemorar o aniversário da filha também é ganhar afagos, rever amigos, colocar fofocas em dia, e rir demais até a barriga doer.

E ver o sorriso da filhota feliz... mãe, foi a melhor festa da minha vida!!!! Vocês foram demais, eu adorei tudo... disse ela, a nós dois, ao final do evento.

Realmente, não tem preço.

O garotinho empolgado tinha razão... Foi mesmo, festa mil e dez!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...